|

Sapatos de verão e de inverno 2014

Enquanto feiras apresentam lançamentos de calçados para o inverno de 2013, a Assintecal volta-se para os bastidores das criações do próximo ano, como revelou o Inspiramais – Salão de Design e Inovação das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos realizado nesta semana em São Paulo.

 

E tem por bússola a pesquisa do design, coordenada pelo estilista Walter Rodrigues, para quem o empresariado deve entender que os conglomerados de luxo, lançando âncora no mercado brasileiro devido à crise de 2008, “nos fazem pensar em ser cada vez mais originais”.
/
/      /

 

 

O Forum de Inspirações está na condução de Walter desde 2004, levando-o a se render à paixão pela pesquisa. “Não tenho mais ateliê nem loja. Hoje costuro apenas para quem amo”, proclama.
/
/ 

 

 

/
Ele e sua equipe trabalham na pesquisa durante seis meses com 120 empresas, das micros às grandes, produtoras de componentes para os calçados, como couro, tecido, solados, cabedal, saltos, metais.

O setor de componentes é formado por 2.785 empresas, destas, 300 são do âmbito da Assintecal. O universo inspirador é o próprio quintal de casa, ou seja, o Brasil.

 

 

 

 

A cópia está fora de questão, mas observa Walter: “Os calçados são o produto mais exportado, então tem que ter sintonia de mercado, mas sem sermos periquito ou papagaio”.

/Assim, “o Forum é uma ferramenta de conscientização da importância do design brasileiro e de saber quem eu sou e para onde vou”.

Walter Rodrigues está ciente que é no varejo que se define o novo olhar do consumidor, por enquanto desejoso de comprar as grifes que vem se socorrer
por aqui. “Há um desafio de consumo, temos que entender isso. Ao mesmo tempo acontece que esse varejo de luxo está adiantado em um ano, pois trabalha com as estações do Hemisfério Norte. E podemos reverter esse problema a nosso favor”.

Tendo o Brasil como fonte inspiradora, o tema  trabalhado para o verão 2014 é  o Testemunho, pois entende o estilista que um produto para ser bem vendido precisar ter uma história.  Para contá-la, a pesquisa aponta para quem somos: índios, afros e europeus.

 

/
E o resultado foi exposto, contemplando desde a sustentabilidade e o geometrismo indígenas, à colorida sensualidade vinda da África, passando pela art nuveau dos colonizadores brancos. Para o verão 2014, a inspiração é o Luar, que, nesse país continental,  difere de Sul a Norte e de Leste a Oeste. O tema dá asas à imaginação, pois viaja das românticas serenatas às lendas  tenebrosas, de quebra, servindo a todas as tendências de moda sem sair de casa.

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree

Premium WordPress Themes