|

Da Responsabilidade da Imobiliária frente o Locador de Imóvel

Por certo que a locação de imóvel através de uma imobiliária traz maior segurança ao contrato de locação. No entanto, antes de delegar plenos poderes a uma administradora para alugar o imóvel, mediante assinatura de um contrato, concedendo-lhe poderes para selecionar inquilino, vistoriar o imóvel, firmar o contrato de locação, receber o aluguel, entre outras prerrogativas decorrentes, o proprietário precisa tomar alguns cuidados para evitar problemas posteriores.

Para tanto, válido esclarecer que o contrato firmado entre administradora do imóvel e locador, rege-se sob forma do mandato civil,  cujos disposições legais estão inseridas nos artigos 653 a 666 do Código Civil.

O mandato civil, nada mais representa, que um contrato pelo qual alguém – mandatário ou procurador – recebe de outrem – mandante – poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses segundo as condições pactuadas em contrato, concedendo ao mesmo uma procuração com poderes específicos para a administração.

Assim, dado os poderes outorgados pelo proprietário à imobiliária, deve este, de plano, antes de deixar o imóvel em locação, verificar se a imobiliária escolhida possui profissionais competentes e especializados neste seguimento de locação e administração de imóveis, ou ainda se possui idoneidade junto ao mercado imobiliário.

Verificado seu conceito junto ao mercado, e estando a mesma aprovada, será firmado um contrato de administração de imóvel, especificando quais são as obrigações das partes. Normalmente, para alugar o imóvel, as administradoras cobram um valor correspondente um aluguel, e pela administração mensal posterior, 10 % do valor mensal da locação.

Tal contrato é de suma importância, uma vez que se houver  prejuízos ao locador, resultante de mau desempenho decorrente de despreparo, negligência ou imperícia, a imobiliária poderá ser responsabilizada civil ou até criminalmente pelos erros cometidos, pois a mesma tem a obrigação de cuidar do imóvel deixado em locação como se fosse coisa própria, adotando todas as diligências necessárias à aprovação da ficha cadastral do pretenso locatário e fiador, pois, se a escolha for malfeita e em desacordo com a capacidade econômica para locação do bem, e dela resultar prejuízo ao proprietário, este poderá adotar as medidas judiciais necessárias para recebimento dos danos decorrentes, pois, conforme jurisprudência dominante em nossos Tribunais, a responsabilidade pelo prejuízo decorrente da locação é do administrador.

Isto porque, normalmente tais problemas ocorrem em razão da negligência da administradora quanto aos cuidados necessários quando da locação do imóvel, induzindo o cliente, no caso o proprietário, a assumir riscos os quais não conhece e são desnecessários.

Outro ponto que deve ser visto com cuidado é o que pertine a vistoria, uma vez que, muitas vezes, o inquilino é adimplente em relação ao aluguel, mas não mantém os cuidados necessários quanto ao estado do imóvel. Somente com o término da locação é que o proprietário poderá constatar o estado de conservação do bem deixado em locação, por isso , antes de locar o imóvel, uma vistoria detalhada do bem é fundamental, a fim de confrontar em cada término da locação o estado do imóvel deixado pelo locatário, para assim exigir a reposição ao seu estado inicial.

No geral, deve constar no contrato de administração de imóvel, principalmente, as seguintes condições:

- A obrigação do administrador em cuidar da locação do imóvel, selecionando um inquilino que tenha boa situação cadastral e apresente condições de arcar com o pagamento do aluguel;

- Elaboração de contrato de locação, com cláusulas claras e específicas, obedecendo a legislação vigente;

- Realizar vistoria no imóvel antes de entregar as chaves ao inquilino e ao final de cada locação, mediante elaboração de um termo de vistoria detalhadamente redigido, ou filmado, com assinatura ou presença as partes;

- Constar do contrato a obrigação da administradora de cobrar o aluguel, pagar as despesas do imóvel, tais como: IPTU, taxas extraordinárias do condomínio, verificação se o locatário está adimplente frentes as despesas ordinárias do condomínio; e se for o caso, entrar com ação de despejo, em caso de inadimplência;

- Se a garantia for fiança-locatícia, deverá conferir toda a documentação pessoal do fiador e do seu patrimônio pessoal, para verificar se no caso de inadimplemento do locatário o mesmo possa responsabilizar-se pela dívida, uma vez que a fiança é solidária, lembrando ainda que, se a fiança for dada por pessoa casada, o cônjuge também deverá assinar o contrato.

- Se a garantia lançada em contrato for seguro-fiança, a administradora, quando do inadimplemento do locatário, responsabilizar-se pela tarefa de entrar com ação de despejo e avisar a seguradora do débito, no prazo exigido pela empresa seguradora.

- Se a garantia for caução, o dinheiro deve ser depositado em uma caderneta de poupança, sendo respectivo importância ao término da locação, e não havendo pendências, devolvidas ao locatário.

  * José do Carmos Badaró – Advogado Especialista em Direito Imobiliário

badaroic@jcbadaro.com.br

Tags: , , , , , , , , , ,

222 Respostas Para “Da Responsabilidade da Imobiliária frente o Locador de Imóvel”

  1. Claudia disse:

    Doutor José, boa tarde!

    Vejo que a responsabilidade da imobiliária é bem restrita, já que cabe a ela somente receber dos inquilinos, vistoriar os imóveis, etc. Minha pergunta é: Quando da locação de várias casas dentro do mesmo quintal e que outros inquilinos não cumprem certas regras, como por exemplo, som alto, inclusive o da tv, batida nas portas (importa o horário) ao fechar, falatório e risadas, após a 22h. Qual o papel da imobiliária neste caso?

    No aguardo.

    Atenciosamente,
    Claudia

  2. Andressa disse:

    Doutor José, boa noite!
    Gostaria de saber como agir, estou locando um apartamento, ao qual tenho problemas com a luz e goteiras, já sendo passado para imobiliaria a mais de 3 meses sem solução. A imobiliaria mandou o proprietário resolver comigo, inclusive passou meu telefone particular para o proprietario, o mesmo veio a minha casa se exaltou e me pediu informalmente o apartamento. O que faço? Aguardo seu retorno. Obrigada.
    Atenciosamente
    Andressa

  3. GIOVANNA disse:

    Eu gostaría de saber se quando eu contrato uma imobiliária para administrar meu imóvel , eu sou obrigada a passar procuraçao para ela assinar o contrato de locação por mim.
    E tambem, se for legalmente correto, o que deve conter nesta procuração?

    Obrigada
    Aguardo resposta o mais breve possivel

  4. Denise disse:

    Eu gostaria de saber quais são os deveres de uma imobiliária para com um imóvel que está locando, e que, este imóvel está sendo usado por indíduos como dormitório e uso de drogas nas dependências externas do mesmo.
    Atenciosamente
    Denise

  5. Rosanna disse:

    Boa noite! Gostaria de saber se é correto que a imobiliária coloque uma cláusula no contrato onde diz que a mesma cobrará 10% do valor do aluguel SEM GARANTIA DE PAGAMENTO ou seja, se o inquilino não pagar em dia, o proprietário do imóvel tbém não o receberá.

    O contrato com a imobiliária e com o inquilino foram feitos na mesma data e está chegando ao fim. Concluído os 24 meses, posso portanto romper com a imobiliária porém, manter o mesmo inquilino?

    Desde já agradeço e espero seus esclarecimentos em breve.

  6. Flavia disse:

    Boa tarde Dr.
    Gostaria de saber, se quando contrato uma imobiliária para administrar o meu imóvel, a própria seleciona o inquilino, e esse opta por seguro fiança, e não havendo cumprimento do contrato, cabe a admistradora, por receber os 10% de taxa de administração, fazer o pagamento ao locatário e logo acionar a empresa que foi escolhida para fiança, ou eu tenho que esperar os 2 meses de inadimplencia, mais quase 30 dias de espera pela avaliação e só dps disso receber? Se a empresa que é fiadora garante 30 meses de aluguel mais taxas, como posso ouvir do gerente da administradora que eu tenho que esperar? Gostaria de uma resposta sua, para poder entender isso. Desde já agradeço.

  7. Andreia disse:

    Boa tarde Doutor, estou com um serio problema, meu imóvel ficou alugado durante anos para um inquilino, pensamos que tudo estava correto, mas no dia após a saida dele deu um problema na luz e chamamos a cemig, com isto descobrimos que durante todo o período que ele ficou, ele fez um “gato” na luz para pagar menos. Com isto a cemig agora esta nos cobrando um absurdo, cortou a luz, e estamos com um processo juducial nas costas. Gostaria de saber de quem é a responsabilidade para acertar esta conta com a cemig, uma vez que em todo este período o imóvel ficou em uma única imobiliária.
    Desde já agradeço e aguardo um breve retorno.

  8. Boa Noite Doutor,estou com um serio problema,meu imovel esta em uma imobiliaria mais de 15 anos,com o mesmo inquilino,não tenho nem um documento entre eu e a imobiliaria,meu pai colocou a casa nesta imobiliaria para alugar,ela alugou para este inquilino,mas meu pai faleceu e não tenho nem um contrato da imobiliaria.possuo recibos de pagamento mensal do inquilino para imobiliaria e os 10% que vem descontado em favor da imobiliaria. ocorre que janeiro ocoreu um incendio na casa,onde veio queimar parte da casa onde pegou fogo ate na parte dos caibros do teto,o fogo foi apagado pelos bombeiros,segundo relato o inquilino acendeu uma vela e acabou calsando o incendio,gostaria de saber qual a responsabilidade do inquilino e da imobiliaria,o inquilino foi morar com um filho,a casa esta fechada,quem vai arcar com o aluguel mensal e reforma da casa ? caso a imobiliaria tire o corpo fora,terei que acionar um advogado,quais documentos são necessarios.
    certo da habitual atenção, aguadeço,
    Boa noite

  9. Willian disse:

    Olá! Doutor
    Gostaria de saber passo a passo quais passos de como proceder para colocar minha casa para alugar em uma imobiliaria ,como funciona e como fica se o inquilino deixar de pagar ,a imobiliaria é responsavel do bolso deles e das custas de ações também e em caso de incendio .
    Aguardo agradeço pela atenção willian

  10. lucy disse:

    Gostaria de saber o que fazer e onde ir, quando a gente pede a casa e o inquilino não sai dando desculpas que não acha outra casa para alugar?a imobiliária não sabe só me diz pra procura meus direitos.

  11. Fernanda disse:

    Boa tarde!
    Tenho um imóvel alugado e faz mais de 8 meses que o inquilino não paga. A Imobiliária abriu um processo judicial há 5 meses e até agora o inquilino não efetuou o pagamento e também não foi despejado.
    Como devo proceder nesta situação?
    Desde já agradeço seu retorno.

  12. Helen Sanches disse:

    Bom dia, ha cerca de 4 meses aluguei minha casa atraves de uma imobiliaria, nos primeiros dois meses recebi pontualmente o aluguel, mas a partir do mes de janeiro o inquilino nao mais pagou, segundo a imobiliaria, a mesma haveria tomado providencias tais como ligar para o inquilino, ir ate o imovel e segundo a imobiliaria, o inqulino nao atendia ao telefone e muito menos encontrava-se no meu imovel, recentemente descobri atraves do “facebook” que a gerente e proprietaria da imobiliaria tem parentescos com o inquilino mal pagador, que medidas posso tomar? cai no conto? mas essa mesma imobiliaria é conceituada na regiao,
    grata, Helen

  13. karen disse:

    Doutor,

    Boa Tarde!
    Há um ano assinei junto à imobiliária um contrato para locação de um imóvel para fim residencial. Sempre que ocorre algum problema mando email e tento contato telefônico. Antes, eles me atendiam, agora, não me atendem e não respondem meus emails.
    Esse mês o boleto que recebi(pelo correio) veio com um valor maior. Mandei emails e tentei contato telefônico para que eles me explicassem à que se refere esse valor, se foi reajuste de aluguel e em quantos porcento eles reajustaram, porém não obtive nenhuma resposta. Como devo proceder para que eles me atendam? Tenho algum direito uma vez que pago o aluguel para eles, e uma funcionária da imobiliária foi nomeada responsável pela minha locação pelo proprietário. Como devo proceder? Muito Obrigada!

  14. George Torres disse:

    Ola Dr. tomando para mim a pergunta de uma leitora repito.
    Gostaria de saber se é correto que a imobiliária coloque uma cláusula no contrato onde diz que a mesma cobrará 10% do valor do aluguel SEM GARANTIA DE PAGAMENTO ou seja, se o inquilino não pagar em dia, o proprietário do imóvel tbém não o receberá.

    O contrato com a imobiliária e com o inquilino foram feitos na mesma data e está chegando ao fim. estou ciente de um problema entre o inquilino e a concessionária de energia(COSERN),onde o inquilino reclama de valores de cobrança absurdas, tendo entrado na justiça para rever esses valores. as contas estão suspensas por deteminação judicial.
    A pegunta é! corro o risco do inquilino sair do imovel antes de resolver esse problema junto a COSERN? já que estar marcada uma audiência para o proximo mês de Maio e que o aluguel esta atrasado dois meses e o termino do contrato é em:10/07/2012.
    Como posso proceder?
    Obrigado pela atenção e aguardo resposta!

  15. silvana disse:

    Gostaria de saber se tem um modelo de contrato para poder ver da imobiliaria com o proprietario aluguel, e da imobiliaria com o proprietario aluguel de temporada.

  16. Esteves disse:

    Aluguei o meu apto em Curitiba por mais de 2 anos e paguei a imobiliaria a taxa de 10% para administrar o imóvel. O que não aconteceu: o imóvel está detonado e agora fui informado que estou sendo processado judicialmente pelo não pagamento de 1 ano de condominio em atraso. Agora pergunto ao Sr: Em nenhum momento fui informado que o condominio estava em atrasado mesmo alugado! A Imobiliaria não é responsável pelos recebimentos do aluguel e do condominio?Enfim, nem condominio nem imobiliaria que paguei para administrar não assumem nada. O que faço? Vou pagar o condominio na Justica e vou acionar o condominio e a imobiliaria? Quais as sugestões? Obrigado. Esteves

  17. Flávio Ramos disse:

    Prezado Dr. José Badaró,

    Boa tarde, assinei contrato com uma imobiliária, entregando-lhe minha casa para administrar locação, em jan/2012. A mesma descumpriu algumas regras do contrato, como solicitar ao inquilino, antecipação de um mês de aluguel, sem o meu conhecimento, além de até a presente data, não ter me enviado a cópia do contrato assinado e nenhum tipo de recibo de pagamento de
    aluguel. Os depósitos foram feitos em minha conta bancária, mas os recibos, especificando os valores e demais informações, não me foram enviados.
    Diante de minha insatisfação com a imobiliária e pretendendo evitar problemas futuros, gostaria de
    respeitosamente saber se estes deslizes da imobiliária são suficientes para pedir o cancelamento
    unilateral do contrato, e se possível, como proceder para efetivar o processo.
    Desde já agradeço, atenciosamente,

    Flávio Ramos.

  18. LUCI VIEIRA DA SILVA disse:

    doutor gostaria de saber, se o prazo contratual de 72 meses, entre locador e imobiliaria é legal,tenho menos de um ano de contrato e frequentemente eles nao depositam o aluguel em minha conta no tempo determinado. o aluguel vende todo dia 17 e a imobliaria,nem sempre deposita até o dia 22, tenho intençao de tirar da imobliara quando completar um ano e fazer contrato direto com o inquilino de forma a reduzir o aluguel cobrado,sem a taxa da imob. fica mais facil, tambem sou inquilina de imovel e sei quanto é dificil., desde ja, grata pela atençO., LUCI.

  19. LUCI VIEIRA DA SILVA disse:

    RESIDO NO IMOVEL A 06 MESES E DESCOBRI,QUE O FORRO DE MADEIRA ESTA TOMADO DE CUPINS, JA ESTAO ATACANDO MEUS MOVEIS,COMO PROCEDER., GRATA,LUCI

  20. Almir Amurim disse:

    Olá Doutor,

    estou tentando alugar um imóvel residencial, e ao entrar em contato com a administradora do imóvel, os mesmos estão me cobrando duas grandes taxas. Segundo a administradora a primeira taxa é para fazer imformações sobre o meu CPF e o do meu fiador, com consultas ao spc, empréstimos vigentes e etc, e a outra taxa é para bater o contrato. A primeira taxa eu já paguei, mas ao pedir um recibo não foi me concedido.
    Preciso de uma orientação de como proceder, acho que estou sendo roubado, por favor me ajude.

    Obrigado

    Att,

    Almir.

  21. Cristina Peron disse:

    Tenho um contrato de prestação de serviços com uma imobiliaria desde 1998, em 2006 por foi recomedado venda do imovel por parte do Juiz, porém a transferência depende do Juizo por ser umovel de menores na época, a imobiliaria alega que a transferência não ocorreu até hoje por conta de habite-se solicitou 60 dias para resover o caso desde de 2006, de quem é a culpa do vendor ou da imobiliaria que firmou este compromisso no contrato,ciente que isto segundo o cartório independe para transferência. Aguardo resposta, e parabéns por suas orientações, sobre o papel de uma administratora. Cristina

  22. Consuelo S. Silveira disse:

    Prezado Dr.Jose,

    Em Marco/ 2001, assinei Contrato/ Autorizacao para Administracao do imovel- modelo Garantido com uma imobiliaria entregando-lhe meu apartamento para administrar locacao.Em Marco de 2012 , a imobiliaria aluga o apartamento , por ( 36 MESES) , sem minha AUTORIZACAO, sendo que o contrato que assinado por mim rege( 12MESES) me mandaram um contrato novo via email de 36 meses para com a imobiliaria, depois de ja ter alugado o apartamento ,foi entao que tenho tentado falar com elespor telefone eles tem ignorado, nao me retornam depois de varias tentativas consegui falar com uma das engarredas do aluguel, e disse que isto foi totalmente incorreto e que eu nao fui comunicada desta mudanca feita entre voces que eu nao tinha assaindao nem um contrato de 36 meses e nem vou assinar pois sempre foi especificado que seria 12 meses e que eu pagaria 15% para estar bem assegurada de nao ter maus contratempos uma ves que iria morar lonje.Em fim Doutor Jose, estou tentando falar no departamento da acessoria juridica da imobiliaria uma ves que eles nao me retornaram a ligacao e continuam nao me atendendo minhas ligacoes daqui E.U.A. onde moro, fui bem clara desde o prinicipio que so alugaria por 12 meses pois retornar tenho minha casa para morar .
    Como o senhor ve estou bem lonje pago nao so 10% , mas 15% para ser tratada desta maneira.
    Antecipadamente agradeco muito por sua resposta,
    Consuelo S.

  23. Boa tarde Coutor! disse:

    Gostaria que esclarecesse uma questão que estou vivendo. O meu imóvel está sendo administrado por uma imobiliária. Por quase dois anos não houve, aparentemente, problema com o inquilino, pois o mesmo pagava em dia. Porém, desde de janeiro deste ano o locatário passou a não honrar os pagamentos e a administradora, por conseguinte, a não fazer os depósitos em minha conta. Em março descobriu-se que o morador abandonara o apartamento deixando as chaves na portaria e que o mesmo não era o locatário, ou seja, o contrato foi feito em nome de uma terceira pessoa. A imobiliária desconhecia o fato e inclusive eu. Quem morava no meu imóvel na verdade era o fiador. O verdadeiro locatário se manifestou, entregando a chave na administradora para que fizessem a vistoria. O pior estava por vir. Fui convidada a participar da vistoria que me trouxe muita frustração e um grande prejuízo. O apartamento estava todo depreciado. O custo para deixá-lo como antes será de R$2700,00. O setor jurídico da imobiliária pediu para aguardar um possível acordo com o locatário. Mas caso este resolva não cumprir com as obrigações o que devo fazer. Preciso consertar o imóvel, pois quanto mais tempo ficar vazio, maior será meu prejuízo. A imobiliária disse que se o locatário não pagar o setor jurídico entrará com uma ação na justiça e que se eu quiser alugar o imóvel novamente, terei que pagar o valor do conserto do mesmo e o devido gasto será incluído na ação para futuro recebimento via sentença judicial. Isso está certo? A imobiliária só é responsável por selecionar o inquilino e depois cobrar judicialmente se for o caso? Não seria a administradora a responsável pela manutenção do meu imóvel e ela correr atras do prejuízo? E até mesmo me pagar os atrasados e fazer a cobrança judicialmente e ela receber via sentença?

    Att.,

    Isabella

  24. Ana Paula disse:

    Boa tarde, Dr. José Badaró!

    Tenho um contrato de administração de imóveis, configurando como locadora, com uma Imobiliária que me descontou uma taxa de contrato do valor recebido do 1º aluguel, que não está prevista em contrato. Essa cobrança é legal, independente de previsão ou não contratual? O contrato firmado entre mim e a imobiliária tem vigência por 30 meses, mas o contrato firmado pela imobiliária entre mim e a locatária tem 36. Qual prevalece? Por último, descobri recentemente que minha inquilina contratual não reside no meu apartamento, tendo-o cedido para moradia de seu namorado sem meu prévio conhecimento e consentimento. Ele inexiste formalmente nessa relação estabelecida e impede o contato direto da imobiliária com a real inquilina, porém, é ele quem paga o aluguel e as correspondentes despesas do imóvel. Preciso reestabelecer a posse do meu imóvel para venda, mas ele se nega ao direito de compra, às visitas de interessados, ao acordo mútuo e à saída mediante pagamento de multa contratual. A imobiliária simplesmente me informa que não pode fazer nada por ele não ser inadimplente, apesar de constar contratualmente a proibição de cessão ou sublocação do imóvel. Qual melhor orientação que o senhor me daria para essas questões? Grata, antecipadamente.

  25. Augusto disse:

    Foi feito contrato com o inquilino nos conformes e também foi feito contrato com a imobiliária.
    O inquilino não pagou os alugueres nem as contas de água e luz.
    A imobiliária entrou com ação de despejo combinada com cobrança de dívida em meu nome tendo seus próprios advogados constituidos no processo.
    O inquilino processado não tem como pagar.
    A imobiliária é co-responsável, é conivente. É culpada pelo seu serviço mal feito que resultou prejuízos.
    Pergunta: Como fazer para inserí-la no processo para que pague pelos prejuízos causados?

  26. Jair Cordeiro disse:

    Olá, Por gentileza informar tenho um contrato comercial de 03 anos, qd terminar o prazo é renovado automaticamente ou tenho que fazer outro?. Obrigado

  27. Claudio Santos disse:

    Bom Dia, estou procurando imobiliária para colocar meu apartamento para alugar, porém gostaria de saber se é correto eu ficar com a responsabilidade das contas do apartamento enquanto a imobiliária não aluga? O IPTU sou eu que pago? Os 10% só mediante pagamento ou tenho que arcar mesmo se o inquilino atrasar o aluguel . grato por sua ateção

  28. isaura dos santos rodrigez disse:

    SE O INQUILINO NÃO ESTA PAGANDO O ALUGUE, O CONTRATO JÁ ACABOU E O PRÓPRIO NÃO QUER SAIR DA CASA PORQUE A IMOBILIÁRIA ESTA COBRANDO DE MIM UM ADVOGADO PARA QUITAR AS DIVIDAS E REQUERER UMA
    ORDEM DE DESPEJO.?? ESTA CORRETO QUE EU VENHA ARCA COM ESSA RESPONSABILIDADES.

  29. celia disse:

    doutor. estou com uma imobiliaria que alugou minha casa por 1 ano, quando completou,eles nao sairam o que quer dizer que irao continuar morando la, so que venceu em marco, o mes de abril ele pagou, o mes de maio nao pagou mas a imobiliaria me pagou, o mes de junho tbem nao pagou e novamente a imobiliaria me pagou mas me disseram que nao irao pagar novamente caso o inquilino nao pague, perguntei se eles ja procuraram o inquilino, me disseram que estao tentando falar com ele e deram prazo ate o dia 15 deste mes, completando 45 dias de atraso, perguntei sobre o co responsavel pelo inquilino, a empresa onde trabalha e a garantia, eles disseram que ainda nao os comunicou, devo ficar com as dividas, o proximo mes sem o pagamento, a imobiliaria nao devera tomar as providencias…. nao sei o que fazer e nem o que pensar pois o aluguel da casa e o pagamento de onde moro, e agora….

  30. celia disse:

    doutor. estou com uma imobiliaria que alugou minha casa por 1 ano, quando completou,eles nao sairam o que quer dizer que irao continuar morando la, so que venceu em marco, o mes de abril ele pagou, o mes de maio nao pagou mas a imobiliaria me pagou, o mes de junho tbem nao pagou e novamente a imobiliaria me pagou mas me disseram que nao irao pagar novamente caso o inquilino nao pague, perguntei se eles ja procuraram o inquilino, me disseram que estao tentando falar com ele e deram prazo ate o dia 15 deste mes, completando 45 dias de atraso, perguntei sobre o co responsavel pelo inquilino, a empresa onde trabalha e a garantia, eles disseram que ainda nao os comunicou, devo ficar com as dividas, o proximo mes sem o pagamento, a imobiliaria nao devera tomar as providencias…. nao sei o que fazer e nem o que pensar pois o aluguel da casa e o pagamento de onde moro, e agora….por favor me envie a resposta pelo email.Obrigada.

  31. Fabio Henrique disse:

    Boa noite Dr. José,

    Eu possuo um imovel que no inicio foi alugado atraves de uma imobiliaria X, após mais ou menos 3 meses esta imobiliaria X deixou de trabalhar com imoveis para locação e repassou o meu contrato para uma imobiliaria Y. Com a administração feita pela imobiliaria Y o inquilino não pagou mais os condominios, alugueis, agua, e luz. Após 1 ano eu consegui tirar este inquilino da casa porem fiquei com todas as dividas, o que eu devo fazer para ser ressarcido destes problemas que eu enfrentei? OBS.: Após algumas pesquisas realizadas por mim (proprietário) constatei que o inquilino possui 3 CPFs e o fiador era falso.

    Grato

    Fabio Henrique

  32. Dr. José disse:

    Boa tarde Dr. José.
    Sou corretora, fiz uma locação residencial de 30 meses e o inquilino com a ficha limpa já começou a não pagar o aluguel. A locadora proprietária não assinou o contrato de prestação de serviços comigo por desconfiança dela. Pergunto? Caso o inquilino continue inadimplente fica por conta e responsabilidade de quem o despejo?
    No aguardo, obrigado.
    Eliane.

  33. Vanessa disse:

    Olá, Dr. José!
    Comprei um apartamento com inquilino e se passaram 90 dias da notificação de desocupação, mas ele não sai. Gostaria de saber qual a responsabilidade da imobiliária quanto a ação de despejo.
    Obrigada.

  34. Geraldo disse:

    Boa tarde, senhores.

    Tenho um imovel que está em uma imobiliaria e alugado para um pessoa Juridica, da qual retem o IRRF sobre o aluguel. A duvida é a seguinte, a deve cobrar a Taxa de 10% de administração sobre o valor bruto do aluguel, ou sobre o valor liquido descontando o irrf? Desde já agradeço antecipadamente.

  35. claudia disse:

    fiz um contrato de locação com um inquilino cuja fichas cadastrais , tanto dele quanto dos fiadores, são excelentes. Foi assinado o contrato e dado a posse do imovel…só que o inquilino se recusa a assinar o laudo de vistoria, que por lei ele tem até 15 dias para contestar caso haja alguma divergência.
    O que posso fazer? Pensei em levar duas pessoas como testemunhas para constarem que o inquilino se recusa a assinar o referido laudo.
    O senhor pode me orientar o que deve fazer?

  36. Amélia disse:

    Dr. boa noite!

    O meu imóvel foi totalmente desocupado há um mês e o inquilino entregou as chaves na imobiliária faz dois meses. O inquilino havia atrasado o aluguel por 3 meses e a imobiliária me devolveu o cheque caução de 3 meses com correção, porém ainda não pagou pelo 4º mês em que o inquilino devia, porque ele saiu do imóvel, mas ficou com a chave por um mês alegando conserto das avarias realizadas por eles. Ainda não recebi da imobiliária por esse 1 mês que ele ficou com as chaves do meu imóvel. A imobiliária já está com as chaves há dois meses, diz que cobrou a ele e o mesmo não paga, além disso o inquilino não acabou de consertar o que falta. Gostaria de saber a quem devo procurar para me ajudar nesse problema. A imobiliária diz que não está escrito quem faça ela pagar o último mês que o inquilino me deve. Estou há 2 meses com o imóvel parado, sem receber o que me devem e dependo desse dinheiro para pagar as minhas contas. O que devo fazer e a quem devo procurar para exigir os meus direitos?

  37. MICHELE disse:

    Boa Tarde
    Estamos tendo um problema com a imobiliária responsável pelo nosso apartamento
    O apartamento foi entregue a eles em perfeitas condições , apenas um vidro no box rachado , quando fomos ver o apartamento depois que o inquilino saiu percebemos que foi a maior besteira que fizemos .
    O apartamento estava , com a fechadura da porta de entrada quebrada as paredes que eram brancas muito sujas , o box com um grande buraco de um soco que o inquino deu , o banheiro esta com teto preto por uma infiltração que não fomos avisadas . Alem de tudo isso a luz estava no nome do 1°inquilino que ligou reclamando do nome estar indo a justiça por falta de pagamento , quando minha mãe foi comunicada ela entrou em contato com a imobiliária que descobriu desde abril ele não paga a conta , minha mãe entrou em contato para falar da reforma das paredes que estavam extremamente sujas e a recepcionista falou que o dono da imobiliária iria dar um lata de tinta e o mão de obra minha mãe tinha que se virar .

    Temos o contrato com a imobiliária e o inquilino queremos saber o que podemos fazer e que direito temos.

  38. nathalia mendes disse:

    Boa tarde, tenho um imovel alugado de um cliente com termo de autorização assinado, porem ele esta vendendo diretamente para o inquilino o imovel, temos direito da comissão? O cliente e administração do imovel são nossos então temos direitos sobre a comissão certo?

  39. Boa tarde! disse:

    Gostaria de saber o seguinte: eu era inquilina de um imóvel, na desocupação do mesmo, entreguei as chaves e recebi um termo assinado pela imobiliária do recebimento das mesmas. Pergunto, tenho ainda alguma obrigação para com o imóvel? A “vistoria” deve ser realizada antes da devolução das chaves, correto? então… se tenho termo assinado pela imobiliária, a vistoria foi dada como ok. Certo?
    Há algo que eu ainda tenha de acertar?

  40. leonardo cardoso disse:

    BOM DIA DR: JOSE TENHO UM CONTRATO COMERCIAL COM O LOCADOR DE 5 ANOS.AINDA FALTAM 2 ANOS PARA O VENCIMENTO.FEITO ATRAVES DE IMOBILIARIA MAIS O CONTRATO DO LOCADOR COM A IMOBILIARIA VENCE EM AGOSTO DE 2012,O LOCADOR NAO QUER MAIS SABER DE IMOBILIARIA,COMO EU PROCEDO PARA MINHA SEGURANCA E A DO LOCADOR.GRATO LEONARDO..

  41. Andressa disse:

    Bom dia senhores !
    Eu alguel uma casa e moro la á 8 meses eu me ausentei da casa no período de 20 dias que fui viajar, nesse periodo teve uma tentativa de roubo na casa, onde arrombaram as janelas eas portas, eu fiz o boletim de ocorrência, fui na imobiliaria e me disseram que é eu que tenho que arcar com o prejuízo, e pagar o conserto das portas e janelas, é certo isso ?

  42. Iara disse:

    Boa tarde Dr. José
    Meu apartamento estava alugado pela imobiliária, cujo o inquilino era fucionário da mesma.Saiu do imóvel devendo 1 condomínio e 1 aluguel, com várias avarias, só cobrei a pintura e a mesma também não foi pago, e a imobiliária quer acionar o juridico e quer que eu arco com os custos, e ainda queria que eu assinasse um documento onde insentava a mesma de toda responsabilidade, que a divida era impagavél tanto pelo inquilino e fiador. Desde já agradeço antecipadamente.

  43. Iara disse:

    Boa tarde Dr. José
    Meu apartamento estava alugado pela imobiliária, cujo o inquilino era fucionário da mesma.Saiu do imóvel devendo 1 condomínio e 1 aluguel, com várias avarias, só cobrei a pintura e a mesma também não foi pago, e a imobiliária quer acionar o juridico e quer que eu arco com os custos, e ainda queria que eu assinasse um documento onde insentava a mesma de toda responsabilidade, que a divida era impagavél tanto pelo inquilino e fiador. Gostaria de uma orientação, desde já agradeço antecipadamente.

  44. ANDY disse:

    Bom dia Dr. José,
    Sou proprietária de um imóvel que está alugado através de uma imobiliária. Segundo o contrato o IPTU deve ser dividido entre mim e o locatário, já que ocupamos em porções iguais o mesmo lote (uma casa é ocupada por mim e a outra está com o locatário). Entretanto, desde o início da locação a imobiliária vem cobrando o IPTU integralmente do locatário e só observei o fato agora. O bom senso me diz que devo ressarcir ao locatário a parte que me cabia e que ele custeou. Minha pergunta é: qual a responsabilidade da imobiliária no problema, já que os boletos com os valores de pagamento endereçados ao locatário foram emitidos por ela? E caso o locatário exija a devolução do IPTU pago a maior com correção e multa? Qual o melhor procedimento?
    Desde já agradedeço-lhe a atenção.

  45. Marcela Nunes disse:

    Olá Dr. José gostaria de um esclarecimento, alugamos uma sala comercial há 4 anos com a mesma imobiliária, 4 meses atrás começou uma infiltração em nossa parede e já ocorreu até alagamento por conta da calha estar entupida e toda água escorrer para a sala, tentamos inúmeras vezes um acordo e a imobiliária sempre nos “enrola”, a parede está mofada com bolhas de infiltração e não sabemos ao certo qual é o dano e agora ela se isenta da responsabilidade dizendo para irmos atrás do dono do prédio ao lado pois “possivelmente” foi ele que danificou a parede do prédio. Como devemos proceder? Agradeço a atenção.

  46. Silvio disse:

    Olá Dr. José.
    Tenho um imóvel residencial administrado por uma imobilaria, nesse imóvel houve um vazemento de água durante 3 meses e o inquilino só informou que havia um vazamento depois de ter recebido 3 contas de água de alto valor somadas ficaram em R$5.000,00 no dia seguinte depois que fui avisado do vazamento contratei um encanador que consertou o vazamento no mesmo dia, o inquilino ficou no imóvel mais 1 mês e meio sem pagar o aluguel e desocupou o imóvel, a imobiliária alega que não sabe onde o inquilino se encontra, minha dúvida é qual a responsabilidade da imobiliária sobre esses débitos que o inquilino não pagou? o que posso fazer para minimizar esses prejuízos?
    Antecipadamente quero agradecer pela sua atenção.

  47. Dr.José
    Boa tarde!
    Pergunto: um administrador de imóvel pode ser responsabilizado civilmente por uma cobrança de taxa ordinária de condominio que lhe fora passada pelo locador, acordada em contrato de locação e cobrada ao inquilino, sendo que este ultimo argui que só era devido o valor de uma fração ideal e não a totalidade do condomínio? Trata de uma cobrança indevida? Existe uma responsabilidade solidária do Administrador e Locador?

    Agradeço antecipadamente a atenção.
    Marcia Nogueira

  48. Ana disse:

    Bom dia Dr.
    sou administrdora, e cobro os 10% somente,não cobro no ato da locação a taxa de q mes de aluguel rpevista em lei para o locador, firmando em contrato de prestaçã oe serviços que qualquer taxa extra, tis como: ação judicial, xerox, passagens, gastos com ligth e cedae,,prefeitura) resolver probelams, isso ficaria a cargo de pagamento do locador(contrtante)..pprem mesmo assim quando possivel eu mesma saio de meu escritorio e vou pessoalmente nas casas verificar pedreiro, eletricistas e tal (sem cobrar a oprorpietario).. entre tantas outras coisas agora o locador(contratante) se acha no direito de que eu deva receber todos os alugueres depositar na conta dele e NAOA RETIRAR MEUS 10%, CABENDO A ELE DECIDIR QUANDO IRA ME PAGAR??? Claro obvio que nçao é certo, a caso têns alguma base na jurisprudencia para que eu possa monstra-lo sem que me aborreça…. Afinal 10% mensal de R$ 200,00 não pagria nunca uma orde de despejo ou despesa extra judicial alguma. Desde ja aguardo caso possa me exclarecer estas duvidas ou me mandar algum site que possa aprimorar meus conhecimentos.
    Ana Lucia

  49. Maria disse:

    Omeu imovel esta alugado desde 09/2001, mas há 15 dias aproxim. recebi um comunicado da administradora que a casa estava com sérios problemas, rachaduras significativas ,por conta de vazamentos .e isto estava acontecendo nos ultimos 15 dias anterior à êstes. Estive no imóvel com o rapaz da administradora que administra ,fiquei indignada com a condição que encontrei o imovél, além das rachaduras, toda escuras, paredes que nunca foram pintadas, piscina com agúaescura,mau uso,portas que nâo mais fechavam,etc….Foi chamada uma CIA. que detectou o problema e consertado. Nâo pago o aluquel a 2 meses.A casa foi pedida com carta da adm.Neste caso ,como posso deduzir do valor da caução ,devo devolver antes do debito. Como fazer, qual a responsabilidade da imóbiliária?

  50. Luis nunes disse:

    Dr. Badaró, uma imobiliária alugou- me um imóvel em 08/11 e em 05/12 foi localizado um “gato” na energia que foi atribuída à 2010, quando eu ainda não ocupava o referido imóvel e apresentei recurso que foi deferido parcialmente pela cpfl paulista, onde a empresa cobra um valor muito acima do normal para o uso doméstico referente aos meses q ocupei,porém apresentei novo recurso para reavaliação do valor cobrado por não concordar com o mesmo,entretanto entreguei o imóvel e a mesma imobiliária está ameaçando entrar na justiça porque o imóvel já está alugado pra outra pessoa porém a luz não pode ser ligada enquanto meu assunto não está resolvido. Como devo proceder em relação à imobiliària q alugou com irregularidade e a cpfl q não procedeu conforme leis?

  51. Ana Lucia Camargo disse:

    Ola Doutor. Preciso de sua expertise. Tenho um apartamento administrado por uma imobiliaria que depois de mais de 3 anos e meio com a mesma inquilina, foi desocupado. Eu moro fora do Brasil, e em varias ocasioes senti a neglicencia da Imobliaria ao tratar dos meus assuntos. Agora que o apartamento teria q passar por reformas ( severas), a imobiliaria , depois de 2 dias que visitei o imovel antes de voltar p Europa, me contactou dizendo q a reforma foi completa e que o prox condominio sera por minha conta. Isso porque, o condominio de agosto estava atrasado e desocbri porque o Sindico me enviou um email me alertando. Havia muito reparo a ser feito e tenho certeza que terei problemas com a Imobiliaria nessa rescisao, considerando q ja comecaram a tentar agir de ma fe, tentando me entragar o apt antes de o prox condominio vencer( prox seg), qdo eu sei que seria humanamente impossivel reformar todos os danos causados pela inquilina. Tb afirmam q as pecas do armario a ser arrumadas foram encomendadas e que isso so vira depois, o que nao impede que eu me mude p o imovel… o que claro sera prejuizo na certa, se eu aceitar. Depois de tanto tempo a mesma inquilina no predio, que nunca levantou o assunto, agora na rescisao a Imob alega que a ceramica de um dos comodos esta rachada por problema estrutural, qdo eh obvio que nao foi esse o caso. Elas sempre foram negligentes comigo, e por isso mal esperava a hora de essa inquilina mudar p eu tirar a Administracao delas. Deixei uma amiga como procuradora, que tentara ao maximo me ajudar, mas so a gente entende qdo o negocio eh da gente, ne? Qual a melhor decisao a tomar? Advogado de pequenas causas ? Dizer a elas com todas as letras o que acontecera se nao me entregarem tudo certo?? Por favor me de sua opiniao de profissional.. Apreciarei muito. Ana

  52. Boa noite Dr. sou locador de um imóvel, o inquilino locatário entregou o imóvel com pendências de àgua e luz, importando em 3.200,00 (tres mil e duzentos reais), gostaria de saber o que farei para passar esta dívida para o nome do inquilino de forma unilateralmenmte, em razão do mesmo não está concordando em pagar.

  53. Ana Lúcia disse:

    Boa Noite, Dr José.
    Tenho algumas dúvidas quanto à responsabilidade da imobiliária perante a conservação do imóvel alugado e pagamento de contas. Assim que a inquilina deixou o imóvel (antes da data do contrato) fui ver o apartamento e pude constatar que algumas coisas haviam sido danificadas: rodapés roídos pelos cães, guarda-roupa planejado roído pelos cães, reboco das paredes arrancado, botijão de gás levado embora, chuveiro quebrado etc. E a imobiliária somente percebeu o que tinha acontecido, pois os procurei para relatar o ocorrido. O inquilino não pagou contas (água, luz, IPTU) nem a multa por não ficar no imóvel até a data determinado no contrato. A imobiliária quer que eu assine uma procuração ( AD-JUDICIA) para promover uma ação de Execução. A preservação do imóvel e a vistoria de pagamento das contas não fazem parte da responsabilidade da imobiliária? O advogado me disse que a responsabilidade da imobiliária é de cobrar do inquilino e não pagar ou ressarcir danos. Como devo proceder e argumentar com a imobiliária? Agradeço sua atenção e orientação.

  54. Mariana disse:

    Ola boa tarde , precisando tirar uma duvida com os senhores …
    Durante 1 ano meu morei em um apartamento alugado, sai de la em agosto
    desse ano, foi feita a entrega das chaves na imobiliaria, a
    imobiliaria escreveu que os debitos estavam todos ok das contas do
    apartamento . Semana passada , a imobiliaria enviou um email dizendo
    que na epoca que o apartamento foi alugado a prefeitura nao cobrava
    IPTU e depois passou a cobrar , so que nunca soubemos que estava sendo
    cobrado, agora ela mandou a conta pra pagar, so que nao acho justos
    pois primeiro que nao tinhamos conhecimento do pagamento do IPTU, E
    segundo que ela veio informar isso so agora, bem mais de 1 mes das
    entegas das chaves , vc sabe quem pode me ajudar nisso ???

  55. fabio disse:

    Bom Dia,

    Nas instruções do Corpo de Bombeiros, fala-se muito em “Responsável pelo uso”.
    No qual consta que o proprietário ou o responsável pelo uso deverá realizar o projeto e implementar as medidas de segurança necessárias.

    Na minha situação, um imóvel que já vinha sendo locado para terceiros, este imóvel não possuía AVCB.
    Loquei este imóvel e surgiu a exigência deste após o contrato. Como proceder:
    - Quem deve pagar o projeto?

    - No caso, como fica o aluguel?
    - Cabe a suspensão do contrato ou restituição ou suspensão do pagamento do aluguel?

    - Se tratando de ponto comercial, minhas atividades foram suspensas. Cabe lucro cessante?

    - Poderia esta imobiliária ter me locado o imóvel sem o AVCB, ou houve má fé da locatária?

  56. luciene disse:

    gostaria de saber se o proprietario tem direito de tirar a administração da imobiliaria sem pagar multa, com o contrato vencido.

  57. fernanda disse:

    Fechei o contrato com uma administradora de imoveis no dia 15 de agosto de 2012, entretanto o inquilino só entrou no imóvel no dia 03 de setembro de 2012. A administradora me informa que o valor do aluguel só será cobrado a partir do dia 03 de setembro. Isso é correto, uma vez que o contrato fora firmado no dia 15 de agosto e não no dia 03 de setembro ( sobre qual data devo receber). No contrato consta que as despesas eventuais de contas existentes do imóvel ( IPTU e etc…) deve ser pagas a partir do dia do contrato ( 15 de agosto) entretanto a administradora informa que só cobrará do inquilino no dia 03 ( dia da entrega das chaves) . Isso também é correto.
    Aguardo o contato. Fernanda

  58. REGINA disse:

    Boa tarde Dr. Estou com várias dúvidas em relação aos reparos do meu imóvel, pois meu inquilino entregou o imovel dia 08/09/12, pediu vistoria. Só fui informada pela Imobiliaria dia 12/09 da desocupação e como havia pedido queria saber sobre a vistoria de saída, de como estava meu imovel. Recebi retorno dia 18/09, dizendo que estava tudo correto, tudo em ordem.No dia 21/09, fui para capital e fui olhar meu imovel, qdo deparei que este estava detonado, comuniquei imediatamente a imobiliaria, exigindo p/que no dia seguinte alguém fosse me acompanhar p/realizarmos nova vistoria e anotar todas as avarias feitas pelo locatário. Resumindo, a imobiliaria alega que piso, lareira, rodapé, motor portão, pintura externa(acordado com inquilino da vistoria de entrada), rejunte, porta quebrada, etc,não é da sua responsabilidade, o que houve foi desgaste natural de uso e não dano (avaria). Dr. minha casa estava impecável, pois muito exigente, a imobiliaria tem o dever de acionar o SEGURO FIANÇA e cobrar por todos os danos??? Tbém alegaram que a Seguradora leva 40 dias para efetuar o pgto do sinistro, ou seja, não recebi ainda multa contratual, dias de locação no mês set, o IPTU e seguro incendio, tem que pagar o mês proporcional, somente hoje que o departamento de Manutenção terminou o reparo (pintura interna, etc), então todo esse tempo fico sem receber alugual, sendo que a Seguradora só irá me pagar dia 29/10. Obgda

  59. Jacqueline disse:

    Boa tarde! Coloquei meu imóvel para alugar através de uma imobiliária e desde então ficou acordado que eles fariam o repasse do valor do aluguel e demais despesas através de depósito entre os dias 10 e 15 de cada mês. Ocorre que eles sempre deixam para efetuar o pagamento no dia 15 em cheque, ou seja, ainda tenho que aguardar mais 3 dias úteis para receber. Eu posso exigir que o pagamento seja feito de outra forma (em dinheiro ou transferência)? Além disso, o inquilino ainda não pagou o aluguel deste mês, sendo assim a imobiliária não me fez o repasse. Disse que vão fazer a cobrança junto ao inquilino com juros e multa e eu terei que esperar o inquilino pagar para receber. Gostaria de saber se isto está correto. O correto não seria eles me pagarem e depois fazer a cobrança junto ao inquilino, uma vez que os contratei como intermediários e a responsabilidade é deles? Desde já obrigada! Jacqueline.

  60. fernanda disse:

    Tenho um imovel alugada ppor um imobiliaria, o qual o morador paga todo dia 10, e a imobiliaria repassa o dinheiro na minha conta apos 10 dia, sendo que sou eu quem pago o condominio no dia 10 , é certo isso demorar 10 dias para repor o aluguel? é seguro fiança posso tirar da imobiliaria ou trocar de imobiliaria

    grata

  61. Eduardo disse:

    Boa tarde doutor José Badaró.
    Meu pai é um senhor de 71 anos e contratou uma imobiliária para administrar sua casa, no entanto a imobiliária fez um contrato com plenos poderes sobre o imóvel e não mencionou prazo de validade deste contrato. Porém a imbiliária nos período de locação(um ano), quando ia findar o contrato do imóvel ela sempre avisava ao meu pai se ele queria a renovação deste contrato, só neste último ela renovou por 02(dois) anos sem comunicação alguma ao meu pai, só que agora meu pai está precisando da casa. Este contrato de administração de imóvel da locadora com meu pai não deveria ter validade pré fixada, um ano por exemplo?
    Aguardo resposta
    Obrigado.

  62. IRACY disse:

    aluguei um imóvel EM FEVEREIRO DE 2012 através de uma imoboliaria com a vã esperança de que fosse mais seguro. ME ENGANEI TOTALMENTE pois a imobiliaria cobrou- me o primeiro aluguel e + 10% mensais aceitando como fiador uma pessoa que apresentou um imóvel como garantia e depois eu descobri que tal imóvel não era dele.Como a dívida por falta de pagamento e as multas de aluguel, luz e água completa 5 meses, gostaria de saber se posso exigir que tais valores sejam pagos pela imobiliaria já que ela NÃO CUMPRIU COM A RESPONSABILIDADE QUE LHE CABIA ?Att, aguardo resposta ,
    IRACY

  63. claudete silva disse:

    Dr. José, o locador pode acionar judicialmente o locatário por danos materiais, após a entrega das chaves, sem ter entregue laudo de vistoria do imóvel, mesmo tendo sido solicitado pelo locatário? O locador não teria que vistoriar o imóvel, preparar o laudo e dar ao locatário o direito de repará-los, antes de entrar direto com ação judicial cobrando valor de seu livre arbítrio? Agradeço sua atenção
    claudete silva

  64. Aline Antunes disse:

    Dr. José, acabo de receber um email da imobiliária com as fotos da minha casa arrombada. Completamente. O pior.. ontem foi descoberto o arrobamento e hoje, dia 22, ainda não chamaram a policia. No proprio email eles dizem que vão fazer na parte da tarde de hoje! Esotu desesperada .. pois não tenho dinheiro para arrumar tudo o que foi destruido e sei que se nao o fizer eles vao acabar demolindo tudo. O que faco? A pessoa quem ligou para mim ,. a própria assumiu que ha mais de tres meses não iam ao imovel. O que deve fazer? Aguardo sua resposta .
    MUITO OBRIGADA!

  65. Dilma Boaventura disse:

    Bom dia, ha cerca de 1 ano aluguei meu apartamento atraves de uma imobiliaria, nos primeiros tres meses recebi pontualmente o aluguel, mas a partir do mes de abril o inquilino nao mais pagou, segundo a imobiliaria, a mesma haveria tomado providencias tais como ligar para o inquilino, porem o inqulino nao atendia ao telefone. Em julho fui ate a imobiiaria e apos muita conversa a imobliaria me passou um cheque de R$ 2.000,00 referente a quatro meses de aluguel atrasado, apos depositar o cheque o mesmo foi devolvido por insuficiencia de fundos, recentemente descobri o proprietario da imobiliaria e irmao do inquilino mal pagador, tentei resolver amigavelmente, inclusive solicitei a desocupacao do imovel, mas nada resolveu. Que medidas posso tomar? devo propor acao contra quem para rescindir o contrato edesocupacao do imovel, bem como cobrar os alugueis atrasados? Grata Dilma

  66. Adalberto Escheano disse:

    Gostaria de saber qual o procedimento a tomar contra um inquilino que já saiu do imóvel e ficou devendo 03 medes de aluguel, e ainda danificou a casa (pregos em parede, instalou cortinas, passou tinta sobre a cerãmica da sala, quebrou amrário do banheiro e armário de cozinha, e não pintou o imóvel) tudo isso em apenas 03 anos. Obs. temos um contrato de aluguel que conta suas obrigações.

  67. Andrea disse:

    Bom dia! Loquei um apartamento pela imobiliária. Com a desculpa que no meu telefone de casa ninguem atendia, e o celular ter mudado, a imobiliária não me avisou que os inquilinos estavam entregando o imóvel. Poderiam ter me enviado uma cofrrespondencia, como acontece com a prestação mensal dos aluguéis. Soube pelos vizinhos que houve um dano no corredor do prédio, durante a mudança, e que terá de ser reparado. Os inquilinos entregarão o apartamento pintado hoje, e a imobiliária se exime de danos fora do apartamento. Eu vou ter que pagar o concerto?

  68. Cintia Camila de Souza disse:

    Gostaria de saber qual foi a resposta dada ao questionamento feito abaixo, pois tenho a mesma duvida:
    “Claudia disse:
    06/02/2012 às 17:32
    Doutor José, boa tarde!
    Vejo que a responsabilidade da imobiliária é bem restrita, já que cabe a ela somente receber dos inquilinos, vistoriar os imóveis, etc. Minha pergunta é: Quando da locação de várias casas dentro do mesmo quintal e que outros inquilinos não cumprem certas regras, como por exemplo, som alto, inclusive o da tv, batida nas portas (importa o horário) ao fechar, falatório e risadas, após a 22h. Qual o papel da imobiliária neste caso?
    No aguardo.
    Atenciosamente,
    Claudia”

  69. Luiza disse:

    Bom dia! Minha família tem uma padaria e uma casa que através de um contrato foi pertimido a imobiliária alugar. Porém já algum tempo a imobiliária tem atrasado o pagamento alegando o inadimplemento do locatário. Pode ser tomada alguma atitude? Não seria obrigação da imobiliária pagar independente de estar recebendo os aluguéis?
    Aguardo o retorno. Obrigada!

  70. Danilo Santos disse:

    Oi Dr José boa noite, estou tendo um problema com a imobiliaria da casa que eu aluguei em 2010 e sai agora no dia 12/11/2012. O meu contrato, terminaria em março de 2013 porem saí da casa dia 12/11/2012 e meu aluguel venceria dia 15/11/2012. Falei com a imobiliaria para que eles descontassem o valor do aluguel a vencer no meu depósito calção, bem como a reforma da casa que me custou 350,00 reais e também outrs pendencia de cinta de agua e luz. O problema é que alem desse valor do aluguel que venceria dia 15/11/2012 eles me descontaram ainda um outro valor alegando que eu teria que ter avisado com 30 dias de antecedencia e me informei e sei que isso não procede. Dr preciso de sua ajuda, qual artigo e paragrafo do codigo do consumidor eu posso enquadrar e notificar essa imobiliaria? A fim de que eles devolvam para mim o valor correto ou em caso de eles igorarem a minha notificação via e-mail, eu possa então respaldado nos meus diretos buscar os orgão competentes e até mesmo se necessário, processa-los e requer uma indenização por danos morais e contenção de dinheiro alheio.

    Grato: Danilo

  71. Cassio disse:

    Boa tarde!

    Alguem pode me tirar uma duvida?

    Acabei de sair de uma casa alugada, onde o contrato ja havia encerrado a mais de 3 meses, porém quando sai do imovel a imobiliaria solicitou que a casa fosse pintata.

    Comprei tinta, rolo, etc, e fui pintar a casa, porém quando voltei na residencia a Dona da casa não deixou eu pintar a casa, depois do ocorrido procurei a imobiliaria, a qual não fez nada e me cobrou R$ 400 da pintura, efetuei o pagamento, porém essa semana paseei em frente o imovel e o mesmo foi demolido

    É correto a imobiliaria fazer isto?

  72. Suely disse:

    Onde estão as respostas à estas perguntas?

  73. Francisco José Beust disse:

    Boa Tarde
    Seria possivel ter acesso as respostas dos e-mails acima, achei bastante interessante .
    Francisco

  74. Dilma Boaventura disse:

    Como posso ter acesso a resposta da consulta que fiz em 27-11-2012.

    mande no meu e-mail por favor.

    Grata

  75. rosimere disse:

    bom dia , tenho o imóvel alugada para fins comercial o rapaz que é q estar no local sugeri-me q façamos o contrato de 5 anos. mais tenho meus filhos,então fiquei penso: se eu chegar a óbito antes
    de finalizar o contrato como ficar a situação?
    posso fazer um contrato com casulas nesse sentido ? se tiver tem gostaria de ver modelo .

  76. Patricia disse:

    Boa tarde, deixei uma casa pra alugar na imobiliaria bmb, quando vi o inquilino entrou na casa sem eu ter assinado o contrato, eu não deixei procuração na imobiliaria dando tal poder a mesma, sendo que casa foi alugada sem as minhas exigências, como agir oque fazer quem eu posso procura!

  77. Érica Pedrosa disse:

    Doutor José, boa tarde!
    Quando da locação de várias casas dentro do mesmo quintal e que outros inquilinos não cumprem certas regras, como por exemplo, som alto, inclusive o da tv, batida nas portas (importa o horário) ao fechar, falatório e risadas, após a 22h. Qual o papel da imobiliária neste caso?
    No aguardo.
    Atenciosamente,
    Érica.

  78. Claudete disse:

    Boa tarde, minha dúvida é quanto ao direito da imobiliaria receber novamente o primeiro aluguel se o imóvel foi deixado pelo inquilino com apenas 5 meses, ou seja, tenho um imóvel que o inquilino ficou 5 meses e saiu do imóvel, não houve multa porque foi por transferencia de trabalho e agora novamente pagarei a imobiliária o primeiro aluguel na proxima locação. è isto mesmo?
    Obrigada.

  79. carlos quadros disse:

    Sou propritário de um conjunto comercial e o alugo através de uma imobiliária. O inqulino ficou 2 anos sem pagar e após ação judicial de despejo e cobrança judicial dos aluguéis a imobiliária está me cobrando taxa de 10% sobra o total da ação e mais a taxa de administração sobre os meses em que não houve pagamento. Não configura cobrança dupla (taxa de administraçã mais percentual da ação)?

  80. Valderi Piquiá disse:

    Boa Tarde! tenho um Imóvel alugado através de uma Imobiliária e Gostaria de saber se é correto que se o inquilino não pagar o aluguel para a Imobiliária eu também não receberei o aluguel,já faz quatro meses que o Inquilino não paga o aluguel,Mesmo através da Imobiliária eu não tenho nenhuma garantia.Desde já agradeço.

  81. Andrea Santos disse:

    Boa noite! A imobiliária que eu contratei teve um péssimo desempenho decorrente de negligência ou imperícia durante sua administração, além de aprovar uma locatária que além de ter deixado débitos deixou vários reparos em móveis e no apartamento.

    Depois que eu consegui tirar a locatária do imóvel e combinar um acordo de quitação de débitos… não houve mais retorno da imobiliária para cumprir com o acordo.

    Já encaminhei uma notificação extrajudicial para a locatária, mas também gostaria de penalizar a imobiliária pelo descontentamento deixado durante sua administração. Como devo proceder?

    Sds

  82. Graziela Severo disse:

    Olá. Gostaria de uma informação urgente.
    Moro em uma casa à exatamente 6 meses.
    A Imobiliária fez um contrato na qual era exigido que morasse na casa durante 1 ano.
    Eles prometeram uma inspeção na semana em que nos mudamos, mas não compareceram.
    Prometeram colocar 2 caixas de gorduras na casa, trocar forro do banheiro no qual estavam em péssimas condições, mas foi só promessa.
    Nesses 6 meses eu tive problema com “baratas” na cozinha e banheiro. Principalmente na cozinha onde não tem uma TAMPA NA CAIXA DE GORDURA, apenas uma madeira encima. E além disso, RATOS. No inicio colocamos veneno em toda a casa, porém não foi o suficiente já que eles tinham e tem ninho no forro da casa e no pátio aonde tem um grande entulho que já existia na casa anteriormente. Fui até a imobiliária levando roupas e uma bolsa que os ratos roeram toda. Tenho fotos e vídeos que comprovam, e tenho testemunhas, familiares e vizinhos. A imobiliaria NÃO FEZ NADA, só diziam que iriam entrar em contato com a proprietária. Gastei e estou gastando horrores com venenos, gastei 200,00 para um amigo conhecido que mora em campanha entrar no forro colocar os venenos, e ver como estava a situação lá encima. Mas não bastou, os ratos ainda estão lá. Fui até a imobiliária dizer que não quero mais a casa, pretendo me mudar dia 20/01. Segundo o contrato tenho que pagar 700,00 de MULTA por sair antes dos 12 meses da casa, mais a pintura da casa, era a única coisa que se esclarecia no contrato, o restante de inspeção eles não fizeram. Estou achando um absurdo ter que pagar por isso pois o descaso deles foi grande, passei a morar na casa de meus sogros e ir até a casa só para buscar meus pertences pessoais. Tenho 1 filho de 1 ano e 5 meses. Onde vivo um inferno, quando estamos nesta casa, não tenho trnaquilidade para deixar ele brincar no chão, e tocar em nada que seja muito baixo, por medo de alguma doença que possa ser transmitida. Gostaria de saber neste caso, o que eu faço ??? Vou ter que pagar por tudo isso, vou sair perdendo mesmo ???
    Por favor, preciso de um auxilio. Pois fui hoje conversar na imobiliária e me trataram com este descaso, dizendo que tenho que arcar com tudo que esta o contrato.

    Desde já obrigada!

  83. Wally Almeida disse:

    Olá!!!

    Estou com uma dúvida:
    Estou tentando alugar uma casa, a imobiliária me cobrou 450,00 de taxa para consultar o CPF do locatário e do fiador para saber a idoneidade…Na internet pela lei do inquilinato diz que a imobiliária que tem que arcar com essas taxas, isso é verdade?

    Obrigada

  84. Amanda disse:

    Boa Tarde!

    Gostaria de uma grande ajuda.
    Alugo uma loja para fins comerciais, a qual tenho um contrato de locação comercial.
    Com relação à obras, no contrato diz apenas que tenho que entregar a loja em perfeito estado de uso.
    De um tempo pra cá, o imovél ficou com infiltrações, vazamentos, causando mofo, umidade, etc.
    Na verdade a estrutura do prédio encontra-se precária, o que vem fazendo as lojas ficarem prejudicadas, pois desde então, não foi feito nada para regularizar a situação.
    Minha pergunta é a seguinte: Quem deve regularizar e arcar com essas devidas obras é o locador ou eu como locatária?

    Desde já, obrigada!

  85. Carlos Manhães disse:

    Dr. Badaró

    Tenho um imóvel alugado através de uma imobiliária que além de cobrar 10% do valor do aluguel, cobra também uma taxa de processamento de dados (mensalmente) que até hoje não entendi, e, a cada renovação de contrato 50% sobre o valor do 1º aluguel. Esta correto isto?
    No aguardo de sua orientação, antecipo meus agradecimentos
    DeCam

  86. Marlene Miranda Silva disse:

    Sao Jose dos campos 24 de Janeiro de 2013

    Ola gostaria de uma informaçao urgente:
    Tenho um ponto comercial que alugo atraves de uma imobiliaria, o valor bruto do aluguel e de 2920,00 mais recebo liquido 2628,00, ontem eles me informaram que sera descontado do aluiguel o IRRF. Gostaria de saber se o desconto vai ser do valor liquido ou bruto? E como declaro o aluguel na declaraçao de renda este ano coloco o bruto ou o liquido? Se for liquido como faço com a comissao que pago para a imobiliaria.

    Desde ja agradeço.

  87. Reynaldo disse:

    Bom dia!

    A imobiliaria pode cobrar 5% de taxa de adm. sobre o total arrecadado ao mês, incluindo condomínio e IPTU ou somente sobre o valor do aluguel ?
    Grato.

  88. Bom dia, disse:

    Tenho uma casa alugada com uma certa imobiliária e há 3 meses o inquilino não paga o aluguel e possui 4 contas de água e energia em atraso. A imobiliária diz que encaminhou uma carta para o inquilino solicitando o pagamento de tudo. Gostaria de saber se é papel da imobiliária assumir as despesas do inquilino quanto aos alugueis e contas atrasadas?
    Atenciosamente,

    Mylena Caldas

  89. Maria de Lourdes Amado Marques disse:

    Meu apt foi alugado ,e a pessoa me deu um cheque calção de 3meses adiantado , não tive problemas com o pagamento ,porém ela me devolveu o apartamento com danos ,posso descontar o conserto do cheque calção ,a minha imobilaria vai fazer o laudo de vistória e já tirei fotos do apt no estado que foi entregue.

  90. Douglas disse:

    Doutor vou ser bem direto e precisaa de um e-mail resposta, eu alugo uma casa direto com o proprietario mas me apertei nos ultimos dois meses e nao consegui pagar o aluguel, mas estou deixando a casa e indo por uns dias na casa da minha sogra (que por acaso é na frente da casa onde eu alugo).
    Mas os ultimos inquilinos nao pagaram 4 meses de aluguel e quando sairam da casa o dono pegou pertences da casa como garantia de pagamento, agora vema minha pergunta ele pode fazer isso mesmo eu morando na frente da casa dele e garantindo pra ele que vou pagando ele aos poucos?

  91. Eliana disse:

    A minha casa foi alugada por trinta meses, o inquilino reclamou de goteiras no imóvel com a imobiliária, fui avisada pele imobiliária e procurei resolver o problema, só que foi um conserto paliativo, como disse o pedreiro, precisaria de uma troca das calhas e algumas telhas. O problema na época foi resolvido uns 70 . Mandei novamente o pedreiro e ele trocou as calhas por maiores e também canos de passagem de água para maior vasão.O inquilino após 30 meses entregou a casa e não quer pagar nenhuma despesa devida a mofo interno e fuligem que destruiu os portões, sendo que este tem cachorros e a casa ficava fechada por 24 horas sem ventilação. Mesmo sendo tão atenciosa cabe a mim toda a culpa?
    Atenciosamente,
    Eliana

  92. Bernhard de Andrade disse:

    Andrade disse:
    Bom dia.
    Comprei um apartamento e estou terminando de pagar, porém, o ex-proprietário assumiu alugar o ap e me fez o repasse do aluguel até 11/2012. A partir daí disse que a inquilina saiu ele não recebeu nada, e não cobrou a multa de rescisão de contrato, já faz dois meses que me cobra o valor mensal do ap e não me entregou as chaves. Fui atrás da inquilina sem que o mesmo soubesse, pois a mesma pagou o mês 12/2012 e está pagando a multa, me entregou o contrato de aluguel no qual o ex- proprietário não havia me entregue e disse que o ap esta chovendo dentro está com rachaduras pisos quebrado e parte da área de festa esta inacabada virando assim um depósito do mesmo, sem utilidade proposita, esta enrolando e não dá satisfação e embolsando o dinheiro.
    Qual seria a melhor forma de intervir na situação ( medidas cabíveis).

  93. ritinha disse:

    boa noite,tenho um imovél que está alugado através de uma imobiliária,agora recebemos um carta avisando que vamos para a dívida ativa ,só que o inquilino que morava lá na época não pagou e a imobiliária disse que nós temos que pagar.isso tá certo ? isso não seria responsabilidade dela ? a quem devo recorrer se o dono da imobiliária disse que era para para procurar um advogado,porque ele já tinha explicado que nós deveríamos pagar o seguro contra incêndio ou a taxa de incêndio (que poderíamos optar),só que eu sou do rio de janeiro e aqui a taxa de incêndio é obrigatória.por favor você poderia tirar essas dúvidas?desde já obrigada!

  94. Luciana disse:

    Boa Tarde Doutor
    Tenho um apartamento alugado e fiz um contrato junto com a imobiliaria, mas o inquilino paga quando quer e a imobiliaria não me avisa nada e tb me repassa o valor quando quer, como proceder com este caso.
    Aguardo e agradeço sua atenção
    Luciana

  95. mauricio disse:

    boa tarde,aluguel um imovel,no mes de julho,uma sala living,ate entao o morador de cima estava ausente nos primeiros mese de locação,assim que o mesmo voltou a morar em cima o meu banheiro vem apresentando goteiras de agua que sai da luz do meu banheiro,e muita goteira quando ele usa o banheiro dele,ja notifiquei a imobiliaria no mes de dezembro,janeiro,e fevereiro,que o meu banheiro tem problemas com goteiras de agua,me senti enganado com imobiliaria queria saber dos meus direitos com a imobiliaria desde ja agradeço a atençaõ obrigado

  96. mildred disse:

    sou locataria de uma casa e gostaria de saber sobre o seguro incendio e em que circunstancias é responsabilidade do locator ou locatario. Se não existir este seguro incendio, em caso de sinistro a quem cabe esta responsabilidade? Muito obrigada

  97. jadson braga disse:

    Dr. Badaró
    boa noite
    Não quero mais trabalhar com imobiliária , a que cuida do meu apartamento, demora a repassar o aluguel e o advogado parece que foge de mim, pois fui lá no imóvel falar com a moradora e ela disse que paga certinho, até me mostrou os recibos bancários, além do mais o morador anterior mudou-se e deixou o apartamento em péssimas condições segundo a nova moradora, lembro que na época falei com a imobiliaria referente a isso, que o cara tinha saido antes do prazo não pagou a multa, e não conservou o apartamento , para posterior locação, conforme consta no contrato por isso e outras coisas não quero mais continuar com essa imobiliária ,
    Pergunto eu :
    eu pago alguma multa por trocar de imobiliária ?
    eu tenho alguma coisa que me prenda a ele ?
    sou obrigado a ficar com ele para sempre ?
    qual meu primeiro passo para essas providências

    no aguardo de uma resposta
    desde já
    agradeço
    jbraga

  98. Patrícia disse:

    Bom dia! Sou proprietária de um imóvel residencial, cujo contrato de locação, firmado através de imobiliária (30 meses), venceu no último dia 04/02/13. Informei que não seria renovado em 26/11/2012 (por e-mail para a imobiliária). A questão é que até agora o inquilino não desocupou o imóvel sob a alegação de que não encontrou outro em condições similares ao meu e então está procurando… diz que em 15 dias resolve, mas já fala isso desde o janeiro. Preciso do imóvel para uso próprio meu e de minha família. Gostaria de saber o que devo fazer. Que medidas tomar e contra quem (imob./locador)? Preciso resolver isso rapidamente, pois vendi a casa em que moro e preciso desocupa-la até o final de fevereiro. Se não o fizer, posso acionar alguém a indenizar eventuais prejuízos causados por esse atraso? Agradeço desde já.

  99. Carli disse:

    Boa Tarde Dr.,

    Estou com um problema com a imobiliária que administra meu imóvel, eu vendi o imóvel (outra imobiliária realizou a venda), e agora quero notificar a mesma por escrito da venda, assim como, deixar claro que a proprietária atual não possui interesse em que a imobiliária continue administrando/locando o mesmo, na realidade, por fim ao contrato, mas a imobiliária se recusa a recibar uma via da carta e continua administrando o mesmo, e além disso, desde que eu a avisei verbalmente da venda não mais me repassou o aluguel.

    Por favor não divulgue o meu e-mail, agradeço se puder me ajudar.

  100. Geni dos Santos disse:

    Boa noite! Uma amiga morou 4 anos com um senhor que faleceu há alguns meses.Ela permanece no apartamento alugado, sem pagar mês algum, por falta de recursos. O aluguel, segundo a imobiliaria, está sendo pago pelo seguro fiança. O que acontecerá em junho, quando termina o contrato?

  101. klener disse:

    Boa tarde. Tenho dois imóveis alugados pela imobiliária, mas tenho tido problemas quanto ao pagamento. Eles vencem dias: 07 e 10 respectivamente, mas a imobiliaria disse que após o pagamento pela nova lei, eles tem cinco (5) dias úteis para quitar sem nenhuma correção ou multa, portanto tire essa minha dúvida, a imobiliária está agindo corretamente ou isso não procede? Me explique por favor quanto tempo os locatários podem atrasar ou não, e se isso é lei, ou na pior das hipoteses a imobiliária está agindo de má fé? Obrigado

  102. Boa tarde, sou locatário de um apartamento. Em Dezembro/12, no dia de viajar para festas de fim de ano, apareceu uma infiltração no teto do quarto que danificou o guarda roupa (difícil recuperação) e deixou manchas no teto e paredes do quarto e de mofo na sala. No início de janeiro estive na imobilária e informei verbalmente o acontecido e fornecí o telefone do apartamento causador da infiltração, conforme identificado pela sídica. Como não fiz a comunicação do ocorrido por escrito à imobiliária, caso o responsável pelos danos não pagar o prejuízo a imobiliária poderá me cobrar o prejuízo por não ter relatado o ocorrido por escrito e só verbalmente ? Agradeço a vossa colaboração.

  103. Márcia disse:

    Locamos um imóvel e a imobiliaria nos pediu o primeiro mês de aluguel adiantado (tinhamos fiador). Procede? É uma contravenção penal ou uma pratica do mercado? O que diz a legislação?

    Grata

  104. Kleber Basilio Monteiro disse:

    Bom dia, aluguei uma casa e o dono optou por fazer um contrato, combinamos de 1 ano porém quando ele trouxe o contrato eu por ignorância pois eu já sabia muito bem no que poderia acontecer mas por confiança assinei esse contrato sem ler, depois quando eu estava lendo verifiquei que não tem nada conforme o combinado, o contrato está para 2 anos e meio e ainda ta constando que eu tenho que pagar o IPTU o que acho que ele não agiu correto pois imagino que ele queira que eu pague o IPTU porque gastamos na casa antes de mudarmos 2.500 Reais para reformá-la e ser descontado nos alugueis, porém imagino que ele queira descontar esse tempo que ficarei sem pagar o aluguel, existe alguma maneira de reverter esse processo, pois acho injusto não conversarmos sobre isso e ele colocar no contrato.

    Desde já agradeço e fico no aguardo.

  105. Robson Luis disse:

    Boa tarde Doutor!

    aluguei um imovel comercial, quando fui pedir a copia do IPTU a omobiliaria me informou que tem muitos anos que não pagam, e estariam resolvendo o problema. só que fiquei sabendo disso somente quando ja havia asssinado o contrato e meu contador pedio a copia para alteração contratual na junta comercial.
    enviei um e-mail informando que não seria mais possivel ficar com a sala, depois levei as chaves para a imobiliaria e assinei a devolução.
    dias depois meu fiador meliga que recebeu uma cobrança juducial da imobiliaria para pagar multa recisoria, e damis multas.
    como devo proceder ja que esta marcado junto a corte uma conciliação para o dia 25/03/2013?
    imagino que eu deveria ser idenizado, pois aculpa de não poder mudar foi da imobiliaria, qual a lei que assegura meus direitos nesse caso?
    Obrigado.

  106. Daiane Pazian disse:

    Boa tarde!
    Estava em busca de um imóvel para locação, quando encontrei um de meu interesse através de uma imobiliária.
    Fiz uma proposta de valor de aluguel menor que a sugerido, mas a imobiliária disse que o proprietário aceitou.
    Preenchi ficha cadastral contendo todas as minhas informações de renda e bens, outra ficha idêntica para o fiador, passei inúmeros documentos tanto meus quanto do fiador. Era necessário comprovar renda de 3 vezes o valor do aluguel, o que foi confirmado, de acordo com os conformes.
    Durante quase um mês, liguei para a imobiliária todos os dias, em busca de informações de como andava o processo para a realização do contrato. A maior parte das vezes, eles não me atenderam. Quando conseguia falar com eles, sempre diziam que faltou uma comprovação, uma xerox, que o proprietário tinha advogado particular que estava analisando a minha documentação, que a minha renda (que era de 3 vezes o valor do aluguel proposto) não tinha sido aceita, etc.
    Quanto a questão da renda, como serão eu e meu noivo os locatários, comprovamos 6 vezes o valor proposto.
    Depois de tudo passado, quase 1 mês depois do início das transações, a imobiliária diz que o proprietário recusou a locação sem motivos. Mas que eles achavam que, na verdade, ficaram nos enrolando até encontrar proposta melhor.

    Agora, as minhas perguntas:
    1. Isso é correto? Existe algum respaldo na lei para um candidato a inquilina que já tinha o ok do proprietário, como eu?
    2. De quem foi a culpa? Da proprietária, por ter aceitado a proposta mas nos enrolado até conseguir algo melhor? Da imobiliária, por não ter delimitado um prazo para resposta da proprietária e não ter exigido dela certas garantias depois que ela deu o “ok”? Ou não há culpados: isso é normal e pode acontecer a qualquer momento?
    3. Existe alguma maneira de eu, candidata a inquilina, me precaver desse tipo de situação quando for buscar outro imóvel para locação nas imobiliárias?

    Muito obrigada desde já!

  107. Caroline Santos disse:

    Olá ,
    Firmei um contrato de 12 meses num apartamento no qual moro há 7 meses. Ao reservar o espaço de festas descobri que a imobiliária não repassa o valor do condomínio para a administradora, sendo que todos os boletos são pagos por mim antes mesmo do vencimento. Essa situação impediu – me de utilizar, além desse espaço, os demais de área comum, causando – me certo constrangimento. Gostaria de saber como proceder nessa situação caso o locador não resolva o problema? Posso neste caso rescindir o contrato sem pagar a multa alegando tal problema?

  108. Gustavo disse:

    Dr., recebi o doc de aluguel com valor de Iptu a ser pago em 10 parcelas de R$ 16,10. Verifiquei no contrato que qualquer imposto que incidisse sobre o apartamento seria de minha responsabilidade, ok. No entanto, o doc de IPTU para o locador, que morava ali antes de eu alugá-lo, chegou na caixa postal e por sorte percebi que há possibilidade de verificar o valor e constatei que eram 5 parcelas do mesmo valor repassado a mim. Isso é legal?

  109. Bruno disse:

    bom dia sou locatario de um imovel ja vai fazer 3(tres) meses que fechei o contrato e ate hoje eles nao me deram a copia do mesmo o que posso fazer

    ele tambem disseram que a minha conta de luz seria separada da casa ao lado e nao é o q posso fazer que medidas posso tomar me ajude

  110. Vera Martins disse:

    Boa noite Dr.

    Tenho algumas duvidas, coloquei uma casa na imobiliaria a alguns anos e toda vez que entra um novo inquilino a imobiliaria fica com o depositos de 2 meses pagos adiantados, está correto? quando o inquilino sai sempre deixa contas de agua, luz atrasada e a imobiliaria fala que eu tenho que pagar, assim como a conservação do imovel, sempre me preocupo em pintar e tampar os buracos antes da locação mas sempre é devolvido com buracos e sujo sem pintar, e dever do proprietario ou da imobiliaria?
    Obrigada pela atenção.
    Vera

  111. sandra couto disse:

    Dr. aluguei um imovel por um contrato de cartorio, com vistoria feita antes da ocupaçao, testemunhas, mas estou com problemas com a inquilina, que nao esta pagando as contas da agua. Esta a dois meses de encerrar o contrato e nao tendo interesse em renova-lo, comuniquei a ela e dei o pedido de desocupaçao de imovel e ela se recusa a assinar. O que devo fazer?

  112. galhote disse:

    Dr, sou proprietaria de um imovel comercial. Fiz um contrato com imobiliária para administrar o meu imovel em 2011 e agora 2013 decidi nao ter mais a imobiliaria como representante legal. o contrato é de 5 anos e dono da imobiliaria nao aceita a minha decisão. já enviei um documento indicando o cancelamento ele assinou mas agora nao aceita e quer que eu pague multa e faça novo contrato. só que a cada momento que vou falar com ele diz multa diferentes.como proceder com a atitude deste profissional que descobri ser o representante do creci na cidade. Como proceder para fazer novo contrato? pode ser tudo igual mas indicando que eu serei a responsavel pelo recebimento dos alugueis? me ajude nao sei o que fazer.

  113. Gisele disse:

    Dr. Boa tarde!

    Gostaria de sanar algumas dúvidas;

    Sou advogada e um cliente me procurou, pois a Administradora de Imóvel descumpriu cláusula contratual, quando não repassou um mês de aluguel (pagos sempre na data correta pelo locatário), IPTU e multas por atraso de repasse. Além disso quando a imobiliária como garantia recebeu o caução em dinheiro ficou em posse dele e não foi aberta conta poupança em nome de locatário e locador.

    Gostaria de saber se a Locadora , autora de ação de cobrança c/c com Rescisão Contratual, pode também requerer a devolução do caução, uma vez que o locatário ainda continua no imóvel e hoje já realiza o pagamento dos alugueres na conta da Locadora.

    Grata,

  114. MARGA FRANZ disse:

    Boa tarde, gostaria um esclarecimento: Assim meu cliente é corretor de imovel, e ele alugou uma sala comercial para pessoa juridica, neste caso ele irá cobrar o aluguel através de recibo ou boleto bancário certo? e do dono da sala comercial o corretor repassa uma nota fiscal de serviços dos 10%, e aí agora começa a duvida a pessoa juridica que alugou a sala comercial está questionando que não é o correto pq deveria repassar uma nota fiscal de serviços e não boleto e ou recibo. Mas como o cliente vai dar uma NFS do aluguel completo que ai vai pagar imposto do valor cheio e na verdade ele só ficará com 10%. vc pode me ajudar>

  115. Solange disse:

    Solange
    Bom dia. Gostaria de um esclarecimento:tenho um contrato com uma administradora de imóveis e quero rescindir o contrato e manter o inquilino, qual o prazo a ser respeitado, desde a comunicação feita a administradora?

  116. Luciano disse:

    Bom dia, gostaria de saber o q faço quando a casa que aluguei tem varias goteiras e infiltrações e o proprietário não arruma e a imobiliária não faz nada? e o seguro é fiança da Porto Seguro

  117. Mauricio disse:

    Boa noite, Dr José.
    Eu estava com imóvel alugado e o inquilino fazia aproximadamente 1 ano e 8 meses que não pagava aluguel , e a imobiliaria demorando para tomar as devidas providencias, acabei tendo que entrar contato com a advogada para que ela viesse a começar a se mexer, paguei taxa de despejo, paguei
    taxa de caminhao da prefeitura e acabou nem precisando, enfim agora a inquilina saiu e casa esta destruida com agua atrasada , luz atrasada, vidros quebrados, tiraram cobertura do imovel, as paredes estão todas desenhadas, e agora a imobiliaria diz que eu tenho que pagar todos estes prejuizos para poder alugar de novo, que a parte dela ela fez que foi fazer a vistoria e me passar o orçamento de quanto fica para consertar tudo, como devo proceder já que entre aluguel atrasado , luz , agua e conserto imovel o prejuizo e entre R$ 30.000,00 ????
    O que o DR. me diz sobre isso???
    Grato , no aguardo.

  118. Marilda disse:

    Boa noite!!
    Por favor, gostari de sua orientação, meu pai de 84 anos tem um terreno, que já está sendo administrado por uma imobiliaria há mais de vinte anos. O locatário nunca deu problemas, paga o aluguel certinho, só que o valor estava muito defazado, venho pedindo há muito tempo para que a imobiliaria tente negociar um novo valor, pois o meu pai depende deste aluguell e o advogado me dizia que não tinha como, uma vez que o contrato é muito antigo, que só pode ter o aumento de lei. Resolvi eu mesma negociar com o locatário e sem maiores dificuldades consegui um ótimo reajuste, percebi que meu pai não está bem acessorado e quero tirar desta imobiliaria, o advogado depois de tentar me convencer a continuar, vem me dando canseira para entregar a pasta, segundo ele por ser o contrato antigo, ele tem que analisar toda a documentação e isto vai demorar e ele está sem tempo, já fui várias vezes e a resposta é sempre a mesma, ainda não teve tempo para analisar. Gostaria de saber se posso passar para outra imobiliaria, sem a pasta ou se meu pai terá problemas enfim o que posso fazer??? muito obrigada pela atenção

  119. leidiane disse:

    boa tarde, gostaria de saber? A imobiliaria que eu contratei nunca me repassou o dinheiro do aluguel no prazo combinado e o inquilino atrazou muito a pagar o mês de janeiro e fevereiro, mais pagou os dois meses juntos, e a imobiliaria so resolveu me repassar a de janeiro, so depois que o inquilino pagou a de março. O contrato ja tem um ano e tres mêses e a conta da luz eles não repassam pro nome do inquilino. O que fazer?

  120. Renata disse:

    Olá,
    gostaria de saber o seguinte. A imobiliária que nos envia o boleto de pagamento não incluiu nos dois primeiros meses a taxa de condomínio. Por achar estranho o valor do boleto fui até à imobiliária perguntar como eles cobrariam essa taxa, porque não recebemos nenhuma ligação deles nos dizendo se faltava pagar a taxa de condomínio.
    A moça da imobiliária me disse que eles iriam incluir as taxas que eles haviam esquecido de incluir nos boletos nos dois próximos meses, ou seja, vamos ser obrigados a pagar a taxa de condomínio no valor dobrado… mas eles nem sequer nos comunicaram do ocorrido. Iam nos cobrar sem nos comunicar absolutamente nada.
    Eu gostaria de há algo que possa ser feito.
    att
    renata

  121. João Ap Semencio disse:

    Boa noite Dr.
    Tenho uma chácara em um condomínio onde o estatuto não permite abrir qualquer tipo de comercio, ocorre que contrariando isso varias pessoas alugam para fins de semana,tenho um vizinho que aluga com um micro campo de futebol, sem estrutura própria para isso, a bola cai todo tempo do meu lado e ficam pedindo de volta chegando até a invadir meu lado para recupera-la. \minha pergunta é : tem como responsabilizar o locador por danos e por tirar meu sossego.

  122. Vivi disse:

    Boa Noite.
    Contratei uma imobiliária para cuidar da locaçao do meu apartamento. Como ele ainda não foi locado, eu posso rescindir o contrato antes do prazo com a imobiliária? Tenho que pagar alguma multa à imobiliária?

  123. Jair disse:

    Boa tarde, preciso de uma informação do Dr; meu imóvel estava alugado através de uma imobiliária, sendo que paguei 1 mês para eles e todo mês pagava 10% de taxa de administração.Quando o inquilino saiu a imobiliária fez a vistoria.Passado alguns dias quando fui receber o aluguel é que fui informado da saída do inquilino e era para eu fazer a vistoria no imóvel. Fiz e comuniquei a imobiliária que estava faltando beliche,sofás, cortinas,a pintura totalmente danificada, contas de luz e água atrasadas, etc e para a minha surpresa a imobiliária me informou que o pgto do aluguel era com cheque pré datada para 60 dias.Contestei e uma das sócias da imobiliária disse que eu deveria ter guardado dinheiro para fazer a reforma e compras os móveis que estão faltando. Não entendo de lei mas acredito que a imobiliária que tem no contrato social administradora de imóveis e paguei todas as taxas para eles administrarem tenho o direito de ser ressarcido do prejuízo causado pelo inquilino.Aguardo sua orientação e muito obrigado

  124. Boa Noite, estou precisando de ajuda pois moro em Ibiúna e twenho um apto em SP que é minha fonte de renda pois ainda não estou aposentada e aluguei meu imóvel pra morar com meu marido em lugar + tranquilo.Apareceu uma imobiliaria na porta do prédio e me ligou que tinha um inquilino interessado e se mostraram super corretos e vieram aqui em Ibiúna e trouxeram o contrato que seria em nome de uma empresa e seu funcionário que iria morar lá.No segundo mes já começaram a atrasar ,quando não foi minha surpresa que assim que comecei a pedir informações e ví que o contrato é totalmente irregular pois o nome do sócio que consta no contrato não existe mais. O endereço tambem ´não existe.Assim sendo eu tentei falar com o inquilino que é funcionario desta empresa pois ele já está dentro do imóvel e se responsabilizou em pagar o aluguel mas já fazem 2 meses que não paga o aluguel.Arrumei outra imobiliaria pra administrar o imóvel com este inquilino dentro pois ele disse que pagaria 3 meses de seguro mas até agora nada e nem o contrato ele devolveu assinado pois parece que ele é do mesmo bando da imobiliaria e nem os telefones ele atende mais.O que faço dou parte na policia? pois aqui onde moro é um condominio e pago o mesmo com este dinheiro que recebo do aluguel POR FAVOR ME AJUDEM! URGENTE

  125. Esqueci de colocar que o contrato foi feito em 19-09-2012 por ser muito simples fui enganada por estes salafrários! ME AJUDEM POR FAVOR!

  126. valeria gomes disse:

    Boa noite, estou em negociação com um imovel já dei r$50.000,000 depois de 2 semanas a imobiliaria me apresentou a onus reais da casa que veio com problema , consta que o dono deve a receita federal mais de 40 mil o que posso fazer com a imobiliaria,parei a negociação até a pessoa pagar a divida mais a imobiliaria usou de má fe o que faço?

  127. Allan disse:

    Doutor, boa noite! Estou em uma situação critica e gostaria da sua ajuda! Entrei numa casa que estava abondonada.Combinei atraves de um intermediario com a proprietaria em reparar os danos da casa e pintá-la para morar. A proprietaria em contra partida me daria os dois primeiros aluguéis de graça. O desconto foi de R$ 1.000,00 mas o gasto foi em torno de R$1.200. Lopo apos o concerto e ter entrato na casa, a proprietaria quis entrar na imobiliaria. Porém não houve vistoria neste imovel. Até aí tudo bem! Agora quando fomos entregar o imovel a proprietaria exigiu que nós deveriamos pintar a casa e deixa-la nova, pelos meus calculos gastaria mais para isso. Neste caso qual é o meu direito?? Ela atraves da imobiliaria disse que se não pintar a casa, é para devolver o desconto que ela me deu. Posso entrar na justiça contra essa proprietária? OBrigado pela atenção e aguardo retorno!

  128. Maria do Carmo disse:

    Prezado Doutor.
    Como fica a situação do locador caso não haja contrato escrito com a imobiliária, tendo a mesma feito apenas o contrato de locação com os nomes dos locatários e locadores, sem constar ser intermediadora e tendo também recebido os aluguéis, retido os 10% e repassado o restante? Caso haja inadimplência ou prejuízo do locador, este pode cobrar da imobiliária, mesmo não havendo contrato com a mesma?

  129. lidia maria disse:

    Boa noite Doutor ,tenho um imovel alugado e meu inquilino esta com oito meses sem pagar os requeridos aluqueis,pedi para a administradora entrar com ação de despejo por falta de pagamento,pois eles não contam com advogados em seu escritorio,a ação saiu 2700,00 reais paguei as custas de 700.00reais e entrei em contato com o escritorio de advocacia pois eles firmaram um acordo de confição de divida com meus inquilinos ,este que foi descumprido e agora esta em ação de pespejo por falta de pagamento.estou em duvida primeiro tenho que pagar o restante da ação pois paguei para á administradora os 700,00 reais e ela repassa para os advogados ,outra duvida o meu inquilino pode recorrer e demorar ainda mais tempo para sair ,pois a divida dele já esta em 15.600 reais e se ele sair como vou reaver esta divida.Como tenho que fazer.

  130. Priscila disse:

    Boa tarde!

    Fiz a devolução do imóvel que aluguei, no dia 22/03, sendo assim a imobiliária ficou de fazer uma vistoria para depois fazer a devolução do meu cheque calção.
    Até hoje essa vistoria não foi feita.
    Qual o prazo para que eles façam a vistoria e me devolvam o cheque calção?

    at,

    Priscila Canas,

  131. fatima disse:

    boa noite DR. meu caso e moro em um apto- alugado com tudo em dias so eu cumpro os deveres a imobiliária não da nem uma manutenção tenho vazamentos em todo ap. e eles não resolvem isso a mais de 5 anos tenho ate medo de desabar .Detalhe moro a 10 anos no imóvel a quem devo procurar? obrigado .

  132. Dr. Jose , Boa Noite .

    Aluguei um imóvel junto a imobiliária , entregando no ato do contrato um cheque referente ,a três alugueis , ao final do contrato de 30 Meses encerramos o contrato , ao entregar a chave para vistoria a imobiliária pediu 5 dias para vistoriar , logo após a vistoria informou que deveríamos pintar algumas partes que apresentou sujeira . Feito o trabalho e entregue a chave até o momento a imobiliária não fez a devolução dos valores e nem da quitação . Qual o procedimento que devo tomar ?

  133. Senhor José do Carmo Badaró;

    Apresentei a uma Imobiliária um inquilino aceito por mim e esboço do contrato de locação. A imobiliária apenas fez alguns ajustes no contrato, de acordo com a minha solicitação e do Locatário (ambos em comum acordo) e se incumbiu de reconhecer as firmas. A imobiliária, através do seu Corretor, havia me informado que cobraria a calção do imóvel no caso de LOCAÇÃO e em caso de ADMINISTRAÇÃO, me cobraria o valor de 10% do valor do aluguel. Informei que o meu interesse é que a Imobiliária administre o imóvel mas agora, depois do primeiro aluguel recebido por mim em minha conta bancaria (depositado pelo LOCATÁRIO) e haver depositado na conta bancaria de um dos proprietários da Imobiliária (conforme orientação da Imobiliária) o valor dos 10%, ela esta me cobrando o valor da calção. É correto no caso de ADMINISTRAÇÃO me cobrar ambos valores? Já assinei o contrato de locação que está em posse da Imobiliária e até a presente data não recebi nem se quer cópia do mesmo. Não assinei contrato com a Imobiliária porque até agora a mesma não me apresentou. Como devo proceder?
    Muito grata.

  134. Lilian disse:

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber se a imobiliária pode pegar 50% da multa por atraso de pagamento do aluguel feito pelo inquilino. Se tem alguma lei que favoreça a imobiliária nesse sentido.

    Obrigada.

  135. Arlindo disse:

    Doutor, boa noite!!

    Gostaria de saber se ao término do contrato com a imobiliária o dono da casa falar que vai renovar o contrato mas não com a imobiliária que vai ser direto comigo, como funciona ??
    Pois eu sou amigo do dono, ele só pois a casa na imobiliária porque estava demorando para alugar, não achava ninguém e depois que encontrei com ele, ele disse que tinha uma casa e queria alugar mas colocou na imobiliária e se arrependeu agora e aluguei na imobiliária amigavélmente, ele ligou lá e disse para não pedir nada de mim, apenas os documentos Rg, CPF, e também não pedir fiador, seguro fiança, nada!!!
    No fim do contrato vai renovar comigo e queria saber se ..

    >> A imobiliária vai fazer vistoria assim mesmo no imóvel??
    >> vou ficar os últimos 2 meses sem pagar pois dei 2 meses adiantado.
    >> como vou renovar com ele tenho que pagar direto mesmo tendo 2 meses só que na época da imobiliária.
    >> como funciona.

  136. Rita Conti disse:

    Gostaria de saber se a imobiliaria é obrigada a entrar com advogado no caso de termino de contrato sendo que o dono do imovel nao deseja mais a locacao do mesmo. Esta tarefa é da imobiliaria ou do proprietario, porque nos falaram que a imobiliaria so entra com advogado se nao houver o pagamento do aluguel, para retirada do inquilino NAO.

  137. antonio fernandes disse:

    Boa noite Dr!!
    Gostaria de saber se é abusivo uma adminsitradora cobrar do locador 80% do valor do primeiro aluguel pela intermediação e levantamento cadastral, bem como na renovação do mesmo 50% do primeiro aluguel reajustado.
    A intermediação já não estaria embutida na taxa ade administarção?
    Att

    A Fernandes

  138. MARIA TEREZA disse:

    Sou locador e tenho contrato com a imobiliária, em caso de denunciação do locatário, a multa rescisória fica para o locador ou para a imobiliária ?
    Outra dúvida, se eu vier a rescindir o contrato com a imobiliária no termino do contrato entre o locador e a imobiliária, ela tem direito em continuar recebendo a comissão do aluguel até que aquele inquilino saia do imóvel. Existe algum prazo ?

  139. Eliane Márcia disse:

    Boa noite,Dr.
    Tenho um apartamento que ficou alugado por quase um ano pela imobiliária e quando a inquilina saiu foi feita a vistoria a qual não foi aprovada pelo fato de haver muitos arranhões no vidro do box.
    desde então a imobiliária vinha me enrolando para resolver o problema, então entrei na justiça contra a mesma e ontem na audiência o defensor me disse que a imobiliária não tem obrigação nenhuma de me indenizar porque ela apenas administra o imóvel.
    Queria saber se tenho alguma chance se entrar com o processo com um advogado pois contraí muitas dívidas pelo fato do apartamento ter ficado fechado durante um ano com o IPTU e condomínio sem pagar.

  140. mauer cerega disse:

    inquilino foi despejado por falta de pagamento, deixou dividas de energia elétrica, houve danos fisicos a casa. A imobiliaria entrou na justiça contra o fiador, porém, o fiador algum tempo se desfez do bem que deixou como garantia, não tendo como pagar a divida?!, segundo ele. Neste caso a Imobiliaria terá que me indenizar?

  141. Ronaldo disse:

    Boa noite DR.
    Tenho uma casa alugada por uma imobiliária que deixou uma pessoa morar durante 02 meses e depois abandonou a casa com o aluguel dos 02 meses atrasados. Levou chave da garagem, quebrou uma porta de virdro, levou chaves da casa, psarede furadas e quebradas, etc.. Neste caso, seria por parte da Imobiliaria o pagamento pelos danos e o pagamento dos meses em atraso. A imobiliaria não me paga pelo novo aluguel no dia 05 de cada mês. Como eu poderia resolver este problema e receber meus prejuuizos.
    Atencosamente
    Ronaldo

  142. SORAIA MAGNO disse:

    Dr. Bom dia;
    Preciso despejar o inquilino p/ falta de pagamento:
    Preciso depositar caução para ajuizar?
    Qual a outra forma de ação e qual a diferença?
    Se depositar a caução, quando recebo a devolução do valor?
    Por outro lado independente da caução o inquilino não tem
    O direto de purgar a mora?
    Enfim qual o caminho mais eficaz?

    Obrigado, Soraia

  143. jaqueline disse:

    Olá sou proprietária de um apto. Na data do contrato pedi aumento do aluguel, reajuste. O inquilino não aceitou. A imobiliária mandou carta pedindo o imóvel no prazo de trinta dias. O mesmo não saio do imóvel. A Imobiliaria me comunicou que eu tenho que entrar com ordem de despejo e arcar as custas, isso é minha responsabilidade? é eu que tenho que pagar essas custas? não é responsabilidade da imobiliária? Se possível preciso de uma orientação! Obrigada

  144. Duda disse:

    Boa tarde,
    Tenho um imóvel alugado pelo sistema de Aluguel Garantido, onde a imobiliária garante o pagamento do aluguel, IPTU e condomínio durante o período no qual o inquilino esteja inadimplente e por isso pago uma comissão de 12%, mais alto do que o normal, 10%, que não tem essa garantia. Nesse caso a imobiliário pode cobrar comissão em cima de IPTU e Condomínio? Não deveria, mesmo assim, ser apenas em cima do valor do aluguel, já que esse é mais caro do que o normal? Desde já agradeço, se alguém tiver uma resposta.

  145. marcelle disse:

    Bom dia! Tenho uma duvida. Meu Administrador de imóveis- pessoa física – renovou um contrato de meu apt por 3 anos, sem me consultar, uma vez que eu vinha renovando anual o mesmo. Pedi começo do ano O Novo contrato do ano – imaginando ser mensal . Demorou uns 5 meses e quando recebi por correio, veio por 3 anos – dei procuração total a ele.. Quero agora tirar “todos os poderes dele” e tvz ate tire ele da administração – pois ele as vezes atraza por 2 ou 3 dias os depósitos e diz que é problema de sistema do computador – além de que ele não me da a menor satisfação, se eu não ligar – nunca cobrei efetivamente a multa destes atrasos – ate pq já o conheço há anos..
    Agora gostaria de saber como cancelar o contrato, pois veio datado de 2011 e com valor de 2011 tb – isto não seria motivo suficiente para cancelar o contrato ? Quais meus direito perante a imobiliária? se fez errado possoreceber multa? não conheço meus direitos nesta área, e o tem o já esta passando , tvz uns 3 meses após recebimento do contrato errado. Aguardo sua orientação, grata marcelle

  146. marcelle disse:

    correção acima – “Pedi o contrato do novo ano, imaginando receber contrato anual”

  147. alyne disse:

    sou inquilino por outros motivos aluguel atrasou 5 meses o.delegado da cidade combinado com.ok proprietario armaram sem q eu percebesse que eu me.ausentei ao recebe uma ligacao sendo queen meus pertences estao todos dentro da.casa trancaram a casa end me imped iram d entrar ok contra to seu encera daqui a 6 meses ainda como devo proceder

  148. Divaldo disse:

    Boa noite gostaria de saber se a imobiliária independente de receber o aluguel do inquilino se é obrigado a pagar ao proprietário do imóvel na data descrita no contrato.

  149. Nina disse:

    Boa Noite Dr.
    Por gentileza gostaria de saber a respeito de obrigacao da imobiliaria sobre uma casa recentemente construida em 06/05/13 foi assinado um contrato junto a imobiliaria dando poderes de administracao. Pois no entanto a casa foi locada dia 16/05/13. Logo passando 3 dias apos locacao este imovel pegou fogo nao sobrando nada! A imobiliaria diz ter acionado o seguro e tbm disse que sera reconstruida nova casa. Ja faz 30 dias do ocorrido e ainda nao tenho nenhuma resposta ativa!
    Oque deve fazer? Por favor se puder me responda qual a atitude que deve aacionar!
    Obrigado (a)
    Nina

  150. salua karam disse:

    a imobiliaria não deposita no dia certo e deposita metade , quanto o proprietario pode cancelar o contrato com a imobiliaria como no meu caso que estou insatisfeita com a pretação de serviço, tenho que esperar ate terminar o contrato com a inquilina, quais os motivos que posso dispensa-los e que forma, pois eles me enrolam ate 13 dias apos a inquilina pagar, pois eles recebem conforme o contrato ate o dia dez e deveriam depositar ate o dia 20 ,eles depositam 22 ou a metade do valor e não comunicam o que acontece a gente que tem que ligar e perguntar o que aconteceu estou com o saco cheio , me ajude

  151. Socorro Silva disse:

    Bom dia dr,aluguei meu imóvel através de uma imobiliária em Abril de 2012,ocorre que o inquilino não paga o aluguel a oito meses.P

  152. Socorro Silva disse:

    Bom dia dr,aluguei meu imóvel através de uma imobiliária em Abril de 2012.Porém,o inquilino não paga o mesmo . oito meses,Em Dezembro de 2012,informei a imobiliária por escrito que não iria mais renovar contrato com a mesma.A imobiliária entrou na justiça com pedido de execução contra esse inquilino e até aqui não me passa nenhuma informação,não atende meus telefonemas e os responsáveis nunca se encontram no ambiente de trabalho.Ocorre dr, que em Abril de 2013,o contrato de locação findou e o inquilino não saiu do meu imóvel,sumiu e deixou uma mulher que se diz companheira dele.O pior Sode tudo é que meu esposo faleceu em tratamento fora do estado,voltei e não tenho onde morar por ser esse imóvel nosso único patrimônio.Tenho procurado a imobiliária sem ter nenhum resultado.Estou entrando em desespero, estou de favor na casa de amigos.Como devo agir?Desde já agradeço sua atenção!

    Socorro Silva

  153. Priscila Prevelato disse:

    Oi, moro de aluguel na casa 1. No quintal existem 2 casas. A garagem é pequena, cabe 1 carro, mas a imobiliária fez o contrato para 2 carros. O inquilino dos fundos não tem carro. O meu carro é grande e ocupa o espaço todo, por esse motivo eu pago aluguel também do espaço excedente da garagem. O contrato da casa 2 vai ser renovado, o dono da casa aceitou retirar do contrato da casa dois o direito da garagem, mas a imobiliária não quer fazer. Como devo proceder.

  154. andrea disse:

    Olá dr. Aluguei uma casa de uma determinada imobiliaria, na qual fiz o deposito cauçao no valor de 3000.00 reais e o primeiro aluguel adiantado assim como tds os cheques pre datado nos outros decorrentes alugueis,no vinal de um ano da aluguel o proprietario da imobiliaria e me avisou do aumento do aluguel e ja pegou os outros 12 cheques, assim como no ocorrido primeiro ano. Porem no mes de março ele fechou a imobiliaria sem nenhum aviso aos inquilinos porem minha pasta esta na mao do proprietario da casa que quer receber os alugueis de mim, ja que o dono da imobiliaria nao repassava os alugueis a ele, ja passei alguns constrangimentos por causa dessa situaçao e resolvi sair da casa. porem eu tenho minha cauçao p receber e o restante dos cheques p pagar e ja pintei a casa, mas o proprietario esta falando mau de mim e ja foi no meu estabelecimento comercial reclamar os alugueis,na qual eu acho que nao devo nada a ele , pelo contrario , como ele esta com minha pasta acho que ele é responsavel pela cauçao e pelo restante dos cheques que estao para vencer ja que sai da casa este mes, o ultimo cheque é para 10 /08/2013. |Dr o senhor pode me dar uma orientaçao a respeito deste problema.
    obrigado!!!

  155. Eduardo disse:

    Boa tarde! Eu pagava aluguel de um ponto comercial e de uma casa ambos da mesma imobiliaria, os negócios não estavam dando certo e acabei atrasando os alugueis e tive que entregar os imóveis, deixei alguns pertences em um deles e agora a imobiliaria não quer me devolver alegando que é a garantia de que eu vou pagar o que eu devo, eles podem fazer isso?

  156. Maria Angela Oliveira Smecelato disse:

    Estou c problemas c ratos no forro da minha casaja fiz desratizacao mas de nada adiantou a imobiliaria diz q vai tomar providencias mas ate agora nada resido ha seis meses nesse imovel c contrato de 36meses a imobiliaria eo proprietario podem ser responsabilizados e solicitar a reforma ou tamponamento dos acessos destes animais

  157. valeria disse:

    ola
    tenho um imovel na imobiliaria o inquilino faz 3 meses que não paga o aluguel o que devo fazer?
    e com ficara os prejuizos?
    fico aguardando retorno obrigada valeria

  158. laiz diniz disse:

    Bom dia.
    Peço a gentileza de me orientar na situação onde o imovel alugado, sem documento de locação só verbal, o inquilino já inadimplente há 8 meses, se recusa a sair e esse imovel esta envolvido em uma partilha e será vendido para processar a divisão entre os herdeiros e tambem sera demolido para a construção de um prédio. A família que hoje ocupa o imóvel tem filhos.
    Aguardo a sua ateção
    Muito obrigada

  159. Eron disse:

    Doutor bom dia tenho um imóvel alugado pela imobiliária ela vinha pagando direito mas começou a atrasar o pagamento ligo para o dono da imobiliária ele desliga o telefone quando ve que e meu numero
    chegou a depositar um cheque sem fundo na minha conta . fala para secretaria dizer a mim que vai depositar o valor mas não deposita fazendo eu de bobo .Doutor posso rescindir o contrato com a imobiliária e se acertar com o locatário sendo que o locatário concorda com a ação

  160. Ivon Guimaraes disse:

    O que fazer quando a imobiliária cobra alugueis referente a meses já pago com multa e data de despejo, via carta judicial através de oficial de justiça para os meus dois avalista agora recente sendo que, não morro mais no imóvel a 3 meses, tenho todos os comprovantes de pagamento em dia, e os documentos de entrega do imóvel constando que não há debito pendente!

  161. Rafaela disse:

    Dr. José do Carmo,
    Alugo um apartamento a 4 anos, e desde 2011 venho pagando a taxa extra do condomínio, nunca fui alertada de que não era de minha responsabilidade até pouco tempo por um amigo. Solicitei um relatório junto com o condomínio do prédio de todas as taxas já pagas por mim. Encaminhei a Imobiliária solicitando o ressarcimento, a imobiliária me respondeu que o proprietário não está em condições financeiras para me ressarcir e propôs o seguinte acordo, descontar dos próximos alugueis um valor para ir descontando dessa dívida, o que duraria 24 meses. Mas o apartamento foi colocado a venda pelo proprietário, ou seja, creio que não terei esses 24 meses para “receber” o que é de direito. Fiquei em dúvida de com agir, pois no meu entender, a imobiliária que deveria me ressarcir, e depois cobrar do proprietário da forma que for acordado entre os dois, estou enganada?

  162. Claudete disse:

    Boa noite!

    Dr. José!

    Tenho prédios comercias que são administrados por uma imobiliária. Um dos prédios tem um só relógio de água, por isso a imobiliária

    divide pelo numero de inquilinos e cobra junto com o aluguel. Hoje fiquei sabendo que a imobiliaria fica com 10% sobre o valor da água, está correto?

    A mesma imobiliaria diz que não deve ser cobrado o IPTU do inquilino, somente as taxas de lixo, então após pagar o mesmo tiro um xerox, entrego a imobiliaria

    e a mesma cobra só a Taxa de Lixo, só que fiquei sabendo que também ficam com 10% das taxas, está correto?

    Outra coisa, quando dá qualquer problema no prédio os inquilinos ligam para mim resolver, pois a imobiliaria não toma providências, aí

    substituo lâmpadas queimadas, iluminações de emergencia que são depredadas, paredes riscadas, portão central seguidamente estragam a fechadura,

    eu quem tenho que pagar tudo isso.

    Sou herdeira e há seis , minha mãe com 82 anos e lúcida disse que sempre a imobiliaria agiu assim. Isso é correto?

    Desde já agradeço atenção e aguardo resposta.

  163. lucianamazzei disse:

    boa tarde gostaria de saber se, no caso do inquilino ficar inadimplente por um mes, se a imobiliaria tem a obrigação de me pagar,mesmo que o inquilino nao pague o aluguel para a imobiliaria.obrigada aguardo resposta.

  164. Gisele disse:

    Fui procurado por uma imobiliária, para fazermos um contrato , então deixei as chaves com eles e depois de três dias, fui informada que havia uma pessoa interessada mais pediu 15 dias de carência então concordei, só que o prazo passou e fui a imobiliária e eles me disseram que não deu certo o cadastro, então vim saber que eles tinha passado as chaves pra uma pessoa a qual foi até o imóvel e roubou torneiras e lustres e puxadores de armários, então me falaram que vao repor mas devo tomar alguma medida de segurança?

  165. Jorge Luiz Mendonça disse:

    Coloquei um imóvel em uma Administradora de imóvel para locação. Há um contrato firmado entre eu, o locatário e a administradora com renovação automática a cada 12 meses. Reza uma cláusula de multa contratual de 3 aluguéis proporcional. O locatário saiu do imóvel após 6 meses, ou seja o contrato foi quebrado, cabendo assim a uma multa contratual. O locatário negou-se a pagar e a imobiliária fica me enrolando dizendo que não pode fazer nada. Não é a administradora que deveria cuidar da ação contra o locatário? Agradeço antecipadamente por toda ajuda.

  166. Samia disse:

    Boa tarde, Dr. Jose,

    tenho uma dúvida quanto à locação. A imobiliária pode ser responsabilizada pela não locação? Tenho um imóvel com uma locadora bastante conhecida há um ano e nunca alugaram, eles sempre informam que há pessoas visitando, mas acredito que já há falta de comprometimento deles. Quero saber se há lei, jurisprudência condenando uma imobiliária por omissão ou mesmo se tem como enquadrar em lucro cessante.
    Obrigada!

  167. Boa Tarde Dr. José! disse:

    Sou proprietária de um imóvel, onde o atual locatário esta tenho problemas para realizar a leitura de agua e luz do imóvel, devido ao fato de nunca esta em casa, pois, trabalha direto.

    Alugo este imóvel a tempos e nunca tive esse problema. Recentemente recebi uma notificação dela solicitando que eu mude o quadro de luz e relógio dágua dando acesso para a Rua.

    Tenho obrigação jurídica de resolver esse problema? Qual a responsabilidade da imobiliária diante deste caso?

    Desde já agradeço.

  168. Boa Tarde Dr. José! disse:

    Gostaria de ter acesso as respostas do Dr. referente as perguntas dos meus colegas. Como faço?

  169. Rosangela disse:

    Boa tarde!!!
    Gostaria de uma informação, moro em um apto onde o vizinho de baixo é inquilino, esta com infiltração no forro da área de serviço dele feito de gesso, quando abro a torneira do meu tanque muito água cai somente no apto dele, gostaria de saber de quem e a responsabilidade para pagar e chamar o conserto, já que o imóvel dele esta por uma imobiliária e ainda não sabemos se é do cano vertical ou horizontal. .Obrigada aguardo retorno o mais breve possível

  170. mithielle disse:

    Ola! gostaria de saber se a imobiliarias é responsável pelo não pagamento do aluguel do inquilino, e se tem como fazer um cotrato com o prorietária para a amobiliaria não fivar responsavel ?

  171. Fernanda disse:

    Boa noite!
    Tenho várias dúvidas, coloquei a minha residencia para alugar em uma imobiliária e estou tendo vários problemas; os inquilinos sairão da minha casa e a deixaram destruída, mudaram o meu quintal, abandonaram o meu imóvel, e deixaram um divida na conta de luz que está no meu nome.Gostaria de saber o que posso por direito cobrar da imobiliária uma vez que fiz o contrato com eles e não com os inquilinos. A imobiliária não passou a luz pro nome dos inquilinos, houve quebra de contrato afinal era para receber a casa em agosto e a imobiliária só me pagou os meses que estavam em atraso, a imobiliária fez eu pagar os condomínios em atraso e a taxa de despejo uma vez que não havia mais ninguém na minha casa e estou na luta contra essa imobiliária pois tudo que eu quero é a minha casa como eu entreguei afinal foi feito uma vistoria quando entreguei as chaves e outra quado foi arrombada , pois nem as chaves os inquilinos deixaram.Quero saber o que realmente é correto perante a lei, pois sou completamente leiga mas acho que estou sendo lesada por essa imobiliária.

  172. Ariane disse:

    Doutor José, Boa Noite!
    Estou locando um apartamento, ao qual tenho problemas com a luz já sendo passado para imobiliária a algumas semanas mas sem solução. Gostaria de saber como proceder. Posso eu mesma contratar um prestador de serviços? Ou isso é obrigação da imobiliária e devo esperar que ela venha resolver?
    Obrigada!

  173. Mariana Alvarez disse:

    Bom dia !!!
    Dr.José , me tire esta duvida por gentileza , aluguei uma casa direto com a proprietária, meu contrato vence daqui a 2 anos ….. agora ela colocou em uma Administradora de imóvel que, inclusive solicitou minha presença para acertarmos algumas coisas …. minha pergunta é : para efetuar essa transição é necessário aguardar o término do contrato , ou esta correto esse procedimento ????
    No aguardo.
    Grata
    Mariana

  174. A imobiliaria colocou em minha propriedade,inquilino com cheque calçao de 2 alugues.
    Imobiliaria alugou meu imvel para pessoa con nome sujo SPC,SERASA,E PROCESSO CRIMINAL.
    SEM EMPREGO ,Ñ PARARAM NEM UM TOSTÂO E ARREBENTARAM PORTAS….PORTÔES.,,,,CORTO AGUA NA RUA,E Ñ DESOCUPAM O IMOVEL,Ñ ESTÂO MORANDO NA CASA.MAS AS COISAS DELES ESTAO NA CASA>OQUE FAÇO?A IMOBILIARIA LAVOU AS MAOS.E DIZ QUE EU ME VIRO.

  175. Marcela disse:

    Dr, gostaria de saber se o locador é responsável pelo pgto das custas inciais e processuais de ação de despejo ou de cobrança de alugueis em atraso. Não seria da imobiliária?

    Abraços

  176. Edmo Rodrigues de Oliveira disse:

    Relativamente ao último parágrafo do texto publicado, que aborda sobre caução e depósito na caderneta de poupança, quem deve ser o depositário dessa caução, a administradora ou o proprietário? Em nome de quem deve ser feito o depósito?
    Antecipadamente agradeço pela resposta.

  177. MARINA LIMA disse:

    BOA TARDE,

    FIZ UM CONTRATO DE TEMPORADA POR 3 MESES PASSANDO POR UMA PESSOA QUE SE DIZ CORRETORA DE IMÓVEIS, O CONTRATO ESTA CHEGANDO AO FIM, E NÃO QUERO MAIS FAZER A RENOVAÇÃO PASSANDO POR ESTA MESMA COM SEU CONTRATO, E SIM PASSAR MEU CONTRATO FEITO POR UMA ADVOGADA, POIS NÃO QUERO MAIS CONTINUA DEPOIS O FINAL DO PRÓXIMO CONTRATO COM ESTA PESSOA, PELO FATO DE NÃO TER SIDO HONESTO COM MINHA PESSOA, POIS A COMISSÃO QUE ERA PARA TER SIDO PAGA DE 20%, DEPOIS VIR QUE ELA TERIA PASSADO DOS 20%, MAIS JÁ TINHA ASSINADO O CONTRATO, E A MAIS AINDA COLOCOU UMA CLAÚSULA EM QUE EU SOU OBRIGADA A PASSAR POR ELE NO CASO DE RENOVAÇÃO DE UM NOVO CONTRATO COM O MESMO INQUILINO. POSSO RESOLVER DESSA FORMA PASSAR POR ELE AGORA MAIS JA COLOCANDO MEU PRÓPRIO CONTRATO, PARA NÃO CORRE O RISCO DE FICAR OBRIGADA A RENOVAR CONTRATO COM ELA NOVAMENTE, LEMBRANDO QUE NÃO É UMA AGENCIA IMOBILIÁRIA. MUITO OBRIGADA.

  178. Gabriel Segalla disse:

    Boa Tarde Dr., tudo bem?

    ALUGUEI UM IMOVEL POR MEIO DE UMA IMOBILIÁRIA, O QUE OCORRE E QUE O LOCATÁRIO NUNCA EFETUOU O PAGAMENTO DE TODAS AS DESPESAS COMPACTUADAS ( ALUGUEL, IPTU, AGUA, LUZ, ETC), A PRÓPRIA IMOBILIARIA, FOI QUEM EFETUOU O PAGAMENTO DOS CINCO PRIMEIROS MESES DE ALUGUEL. O LOCATÁRIO PERMANECEU NO IMÓVEL DURANTE UM ANO, E SOMENTE APÓS ESSE PERÍODO FOI DESPEJADO. QUAL A RESPONSABILIDADE DA IMOBILIÁRIA PERANTE O LOCADOR, REFERENTE AOS 7 MESES RESTANTES?

    DESDE JA AGRADEÇO, NO AGUARDO.
    UM ABRAÇO

  179. Joao disse:

    Bom dia!

    Contratei uma corretora para alugar meu apartamento, ocorre que o inquilino ao assinar contrato assumiu o pagamento do aluguel e do condomínio, o período de locação firmado e de 12 meses, está morando no meu imóvel a 5 meses e desde então não tem pago em dia e para piorar este mês completa 2 meses de atraso de aluguel e 3 meses de condominio, já cobrei da corretora e a mesma diz que o inquilino esta abusando do seu direito perante a lei que a mesma não pode fazer nada alem de cobra-lo que mesmo que eu entre com pedido de despejo, e só ele ir lá e pagar um mês que o juiz não ira reconhecer o pedido de despejo, que atitude deve proceder pra evitar maiores prejuízos e ter meu imóvel desocupado e meus atrasos recebidos?
    Conto com vossa atenciosa resposta, com certa URGENCIA!
    Obrigado!

  180. Marcos disse:

    Bom dia!
    Estou passando meu apartamento para uma imobiliária administrar o aluguel do mesmo, e eles me falaram que caso seja preciso entrar com processo judicial contra o inquilino, devido a falta de pagamento do aluguel ou despejo, as despesas judiciais seriam por conta deles, porém no contrato consta que eles antecipam as despesas e depois cobram do inquilino, porém no caso de inviabilidade do ressarcimento das custas judiciais e honorários advocatícios frente ao locatário e fiadores, caberá ao proprietário ressarcir a administradora de tais despesas.
    Gostaria de saber de quem é a responsabilidade de assumir as despesas neste caso?
    Grato!

  181. tatiana disse:

    Bom dia doutor. Tenho um imovel locado com uma imobiliaria. Fizemos o contrato de 12 meses com uma prorrogacao automatica. findo o ano passado, venceu o contrato e se prorrogou automaticamente. O inquilino, que entrou em dezembro de 2011, vai deixar o imovel este mês. Quero o imóvel de volta. Pretendo alugar particular p um conhecido. posso pegar o imóvel já, ou preciso esperar ate o fim do ano! Tenho esse direito, pq o primeiro contrato já venceu e agora aviso com 30 dias ou isso requer alguma multa! Quais são os meus direitos de reaver o imóvel! E outra pergunta: a inquilina, por sair 3 meses antes, vai ter que pagar multa ou já venceu o primeiro ano então e so avisar com 30 dias! caso ela tivesse que pagar multa, seria p imobiliária ou para o locador! por favor, aguardo resposta. obrigado.

  182. Allan disse:

    Bom dia Dr. José!
    Estou entregando a casa que eu havia alugado de uma imobiliária, e eles estão me pedindo para arrumar umas coisa que não constam no contrato que eu deveria arruma-las o que eu devo fazer em relação a isto.

  183. Valdemir disse:

    Boa tarde!
    Meu imóvel foi locado para 12 meses, porem o inquilino ficou apenas 2 meses, a imobiliária ficou com o primeiro aluguel e 10% do segundo. É certo isto? Imobiliária saiu lucrando e o proprietário no prejuízo. como devo recorrer?
    obrigado

  184. vagner lima disse:

    boa noite dr! gostaria de saber?aluguei uma loja,onde abri uma farmacia. A estrutura do predio simplesmente desabou destruindo,as mobilias,os computadores,moto tele entrega,medicamentos,etc..
    A pergunta é?Se foi culpa da estrutura predial,que ao desabar danificou os meus pertences,é obrigação do proprietario me ressarcir?
    Agradeço desde já pela atenção!

  185. Erick disse:

    Doutor, o senhor responde as duvidas postadas aqui? é via e-mail?

  186. Cláudia disse:

    Dr. José, boa noite.
    Estou com um problema gigantesco. Estou morando de favor em um kitinete que o pai da minha melhor amiga cedeu. Uma imobiliária toma conta do lugar. Tinha uma goteira que virou bolsas de água pelo teto todo do lugar, estragando meu colchão. Pedi ao responsável da imobiliária que resolvesse o problema antes de começarem as chuvas de fim de ano. Até agora ele não fez nada, e quando falei com ele, novamente, esta semana, ele falou, de forma pejorativa, que pedisse um novo colchão ao pai da minha amiga. O pai dela não sabe o que a imobiliária está fazendo. O que eu posso fazer sem que acabe com essa amizade e sem ofender o pai da minha amiga?
    Grata pela atenção.

  187. Lincoln Barros disse:

    Boa tarde!

    Estou com meu imóvel alugado e sendo administrado por uma imobiliária. Ao consultar as contas de água, verifiquei que há mais de 8 meses de débito. Entrei em contato com a imobiliária e a mesma informou que o inquilino não pagou porque o valor estava muito alto. A imobiliária informou que iria entrar em contato com a concessionária de água – CEDAE para pedir revisão dos valores. A CEDAE informou que o consumo estava certo e deveria pagar o valor devido. O inquilino se nega a pagar. Neste caso, a imobiliária tem responsabilidade em deixar acumular 8 meses de pendência de conta de água? O que posso fazer contra a imobiliária? Grato!

  188. Nathalie disse:

    Bom Dia Dr. José,

    Alugo um imóvel há 10 anos, e já estou no terceiro contrato. A casa necessita de vários reparos, mas a proprietária diz que não pode faze-los agora. Meu contrato só termina em 28/02/2015, mas pedi a proprietária se poderia sair sem pagar a multa proporcional, ou pelo menos ter um desconto, pois não aguento mais ficar aqui com estes problemas (infiltração, rachaduras, etc). Nada muito grave, mas que deixam minha casa com aparecia desgastada. Ela se recusou a isentar-me da multa ou mesmo a dar desconto. Resolvi então ficar até o final do contrato, pois não poderia dispor dos 4000,00 de multa. Contudo, este mês, recebi a informação de que ela mudou de administradora. No contrato que possuímos, a antiga advogada constava como procuradora plena das proprietárias. Com a mudança de advogado, eles terão que nos enviar um novo contrato? E se sim, serei obrigada a assina-lo, ou essa seria uma brecha para eu conseguir sair da casa? Aguardo notícias!

  189. Debora disse:

    Boa noite, Moro num ap alugado por um amigo, o contrato dele venceu em 2012, na epoca liguei p/ o proprietario e pedi a alteraçao contratual para o meu nome, mas até hj ele nao fez, tento falar com ele mas nao atende o telefone. Como devo proceder pois preciso sair do ap por nao ter mais condições de arcar com as despesas, inclusive aluguel que esta atrasado, mas o proprietario não me atende. Por favor me ajudem. Desde já agradeço a atenção.

  190. cleo alves disse:

    boa tarde Dr. José
    tenho um prédio residencial dividido em 4 casinhas e alugadas , hoje aconteceu um desastre
    numa das casinhas houve um incêndio o bobembeiro já apagou mais não disse a causa do incendio
    no caso o fogo destrui uma parte enorme enorme da casa as janelas explodiram enfim um prejuízo enorme para a locatária e para mim , agora minha duvida é de quem é os prejuízos? pra quem fica os prejuízos neste caso ainda não sabemos o que originou o incendio. falaram que ontem tinha um pico de luz muito forte seria algo da rede elétrica? me ajude pelo amor de Deus a tirar essas duvidas

  191. Luciana disse:

    Ola, moro em uma casa alugada e tem uns três anos que corro atrás para troca do telhado, já perdi eletrodoméstico por causa da chuva já tive que pintar paredes varias vezes a minha duvida e o seguinte….eu posso trocar o telhado e descontar no aluguel
    obrigada
    Luciana

  192. felipe disse:

    Bom Dia

    Aluguei uma casa e ela tem uns problemas
    as portas internas estão quebradas sem trinco, fechadura e empenadas(não tem como fechar)
    o lote não tem segurança pois nos fundos ele é aberto e o vizinho tem um cachorro grande e tenho medo que ataque a minha filha de 06 anos dai ela fica só dentro de casa
    A garagem estava caindo dai eles consertaram mas deixaram aberta o fundo da mesma que estava fechada

    porfavor gostaria

  193. felipe disse:

    Bom Dia

    Aluguei uma casa e ela tem uns problemas
    as portas internas estão quebradas sem trinco, fechadura e empenadas(não tem como fechar)
    o lote não tem segurança pois nos fundos ele é aberto e o vizinho tem um cachorro grande e tenho medo que ataque a minha filha de 06 anos dai ela fica só dentro de casa
    A garagem estava caindo dai eles consertaram mas deixaram aberta o fundo da mesma que estava fechada

    por favor gostaria que me orientasse como agir numa situação dessa

    Att. Felipe

    Obrigado

  194. Éder da Paixão Gai disse:

    Bom dia Doutor
    Tenho um imóvel alugado através de uma imobiliária, só que recebi o pagamento em dia até o quarto mês de aluguel, após a inquilina realiza o pagamento sempre quando está por vencer o segundo mês, só que por duas situações o débito ultrapassou o segundo mês, e a imobiliária diz que a inquilina não fica inadimplente e não pode entrar com ação de despejo, pergunto o que posso fazer nessa situação pois meu contrato com a inquilina está acabando e já estou indo para o terceiro mês de atraso no pagamento do aluguel, quem devo acionar a imobiliária ou o inquilino?

  195. Laura disse:

    Boa Tarde. Tenho um inquilino já a sete anos no meu imóvel comercial administrado por uma imobiliária, mas agora quero administrar por minha conta. Posso usar o mesmo contrato que foi feito com a imobiliária como procuradora minha e dar continuidade na locação somente fazendo um aditamento onde conste essa mudança de administração? Ou preciso fazer um novo contrato? O inquilino permanecerá no imóvel, pagando o mesmo valor. Grata.

  196. Erich Negri disse:

    Bom dia. Alugo um apartamento cujo contrato de locação prevê inclusos no valor do aluguel, garagem, gás, água, taxas, condomínio e internet. Há duas semanas estou sem gás, o portão eletrônico da garagem está quebrado. Todo o processo de locação foi feito atraves de uma imobiliária que se diz impotente para fazer qualquer tipo de reparo ou manutenção e que isso é responsabilidade do proprietário e que a imobiliária não tem nada com isso. Dizem tambem que o que podem fazer é avisar o proprietário sobre os problemas. Pergunto: De fato a imobiliária não tem responsabilidade nenhuma por resolver esses problemas no imóvel e no predio? Grato

  197. Renata disse:

    Ola Dr. bom dia!!!
    Li um artigo seu pela internet e achei otimo…
    gostaria de tirar uma duvida… estou fazendo uma contestacao da qual o inquilino ajuizou uma acao contra a imobiliaria e o proprietario (eu vou contestar pelo proprietario), pedindo danos morais pq a imobiliaria colocou seu nome no spc com o cnpj da imobiliaria sendo que o contrato foi feito em nome da pessoa fisica do corretor e eu gostaria de pedir a exclusao do polo passivo do proprietario procede?! pode me ajudar?! obrigada!
    Um abraco!

  198. Felicio disse:

    Tem uma imobiliaria que administra o aluguel de um apartamento ja a mais de 5 anos.
    O ultimo inquilino que entrou a dois anos, não pagou os ultimos 4 meses e tambem os ultimos 8 meses
    de condominio.
    Existe um contrato assinado pela imobiliaria e o inquilino.
    Pergunto : Segundo imobiliaria, eu tenho que dar uma procuração para ela entrar com uma ação.
    como se eu estivesse entrando com a ação, participar da audiência e tudo.
    Falei que quem tem que entrar é ela e não eu.
    Dê quem é a responsabilidade em entrar com esta ação.

  199. rosilene disse:

    ola aluguei de uma imobilaria um apartamento nao fizerao vistoria tava tudo ruim dai passou pra outra imobilaria agora vou sair do imovel querem que pague as coisas que ja tava estragada quando entrei mas eles querem receber mas nao tem como provar nao tem o documento da vistoria nao quer por que quer receber aqui chuvia muito dentro do apartamento ate gravei levei pra eles nao fizerao nada tenho que pagar essa despeza o que devo fazer obrigado

  200. Sonia disse:

    Boa noite Dr,

    Estou com problemas de perturbação de sossego em um sobrado vizinho ao meu.
    Eu e meu esposo somos professores e trabalhamos muito em casa. As
    perturbações são constantes nas madrugadas (5:00 ás 10:00). Barulhos,
    risadas, música alta e circulação de muitas pessoas no local. Conversamos
    com o vizinho, porém este não deu à mínima. Entrei em contato com a
    imobiliária que no principio conversou com o inquilino, porém mais tarde se
    ausentou também de responsabilidades justificando que as paredes são finas.
    Hoje os problemas aumentaram visto que o locatário queimou com cigarro meu
    toldo da garagem.

    Que medidas poderiam ser tomadas nesta situação?

    Aguardo seu retorno.

    Desde já agradeço.

    Att,

    Sonia Lopes

  201. Keiti Demetrio disse:

    Boa noite

    Sou locatária de uma casa cujo foi alterada a imobiliária sem nenhuma comunicação prévia, ou seja eu fiz o contrato de locação com uma imobiliária e depois de alguns anos do nada começou a chegar boletos de outra mobiliária que eu nunca tive contrato. Isso pode ser feito?

    Grata

  202. Maria Aparecida disse:

    Boa noite Doutor!
    Assinei um contrato com uma imobiliária para administrar um imóvel e pedi para que ela transferisse as contas de água e luz,mas isso não aconteceu e sobrou para mim dividas com o atrasos de pagamentos e o tal gato.
    a imobiliária não me passou cópia do contrato dos inquilinos.
    É correto esse procedimento? e que posso fazer agora?
    Aguardo a resposta
    Obrigada.

  203. Regina de Moura Nunes disse:

    Bom dia,
    Tenho uma casa alugada desde 2006, a pessoa que ficou administrando o imovel não zelou, fazia contratos sem vistoria e agora a casa esta destruida.
    O que devo fazer e como fazer?
    Obrigada

  204. adriana disse:

    Bom Dia! Estou com meu apto sob a responsabilidade de uma imobiliária que deposita o aluguel no ultimo dia do mês na minha conta…esse mês não depositaram….eu gostaria de saber o que fazer pra tirar o apto de lá…faz uns 2 anos que esta la….na quero pagar multa e quero receber os meus alugueis com a multa devida…ja que meu inquilino paga ate dia 15….o Senhor pode me orientar????
    grata

  205. Suseli disse:

    boa noite Dr Jose,
    tenho um apto alugado, aluguel vence todo dia primeiro do mes, independente de ser dia util ou não a imobiliaria deposita o aluguel quando quer, as vezes até 4 dias uteis apos já ter vencido, sei que imobiliaria e o inquilino são amigos, existe uma lei p/ isso, ou seja a imobiliaria apos o vencimento tem um prazo p/ deposito ou é oba, oba, deposita quando quer?
    fico grata,
    Suseli.

  206. Izenes disse:

    Dr. Dr. Quais vistoria dos bombeiros e colocação de extintores é de responsabilidade do locador ou do locatário?

  207. Paulo disse:

    Bom dia Doutor José!
    Minha tia é proprietária de determinado imóvel residencial, porem minha tia uma senhora já de idade a qual não possui filhos e marido sendo ainda muito simples e com pouca escolaridade a qual confiou cegamente a administração de seu imóvel á determinada imobiliária, o que ocorre é que, o inquilino atual paga hoje metade do valor de mercado do imóvel levando em consideração os valores reais de mercado, porem esta defasagem vem ocorrendo á mais ou menos 5 anos, ou seja, a imobiliária fez o contrato de locação com o valor de mercado da época, e de lá para cá até os dias atuais a imobiliária nunca entrou em contato com minha tia ( Proprietária ) para verificar se a mesma teria intenção de atualizar ou não o valor do aluguel, deixando de informar sobre os valores de mercado atual, sendo o valor reajustado neste período todo apenas com a taxa de reajuste anual. Porem até então, minha tia não tinha conhecimento de que os valores de mercado estavam praticamente o dobro dos que ela vem recebendo atualmente.
    A pergunta é! A imobiliária pode ser responsabilizada pela perda acumulada do valor do aluguel, pela falta de responsabilidade e competência administrativa por ter deixado de informar a proprietária sobre o assunto a qual confiava anteriormente que seu imóvel estava sendo bem administrado com valores atualizados?
    Obrigado

  208. Carlos Humberto disse:

    Bom dia Dr…!

    Eu gostaria de saber se um meu imóvel alugado, com despesas de encargos acessórios a expensas do locatário e com seu vencimento até o dia 05 de cada mês, ao sair o locatário no final do mês, De quem é a obrigação de pagar a taxa condominial total ou daquele período de uso!
    Agradeço, desde já, sua gentil resposta.
    Carlos Humberto

  209. Bom dia doutor gostaria de saber se à imobiliária pode me causar prejuízos ao pagar meu aluguel, pois não me enviam boleto via correio simplesmente me passaram uma conta para fazer o pagamento e aí da querem que gaste meus créditos para entrar em contato para informar que o depósito foi feito, quando questionei isso me informaram que se não for assim terei que gastar da minha condução para ir até ao local para pagar.

  210. Bruno disse:

    Boa tarde dr° José do Carmos. Uma dúvida rápida: quando há o pagamento da multa contratual proporcional por parte do inquilino,devido ao tempo da locação, a imobiliária tem direito a receber do locador sua taxa de administração?

  211. Elaine disse:

    Dr José do Carmo Badaró,
    Boa tarde,
    Entreguei as chaves 27 de fevereiro e hj me mandaram um aviso que havia sido reprovado a vistoria depois de mais de 20 dias podem me cobrar os ajustes? Pois pelo tempo já achei que havia sido encerrado.mesmo que ha um ano já havia relatado os problemas encontrados e pedi uma nova vistoria e não fizeram.Tenho todos registros porém ainda recusam a admitir e querem que faço os ajustes.
    Se possível aguardo resposta e desde já agradeço.

  212. barbosa disse:

    boa noite Dr.
    tenho um imoveu e estou prestes a assinar um contrato de administração de imóvel com uma imobiliária mais não gostei muito do contrato que eles me mandarão, gostaria de saber quais são as responsabilidade da imobiliária.,

  213. jose temoteo disse:

    Dr.. José…
    Quero saber o seguinte estou com uma casa alugada a mais de 10 meses e nao recebo o aluguel a imobiliaria colocou nas maos de um advogado..mas nao tem feito nada..nao liga pra gente nao nos comunica como esta a situaçao.. eu que tenho que ir atras do advogado gastar com telefonemas etc..a causa ja esta em andamento e ja esta quase no fim…mas quero saber como proceder se a imobiliaria quiser receber a parte dela…antecipadamente obrigado…

  214. jose temoteo disse:

    ahhh…desulpe doutor mas quero saber tambem de que é a despesa com advogado…ja que a imobiliaria que contratou o advogado..

  215. Andreza disse:

    Dr José
    Tenho um apartamento que ainda está no nome de meu irmao e minha mae alugou o mesmo pela imobiliaria com um contrato de 36 meses. O contrato termina dia 10/04/14 e existe no contrato uma clausula que diz que se renova automaticamente depois desses 36 meses, exceto se o proprietario pedir o imovel. Fui na imobiliaria pedi-lo mas a mesma insiste em mandar uma carta de preferencia de venda ao inquilino porque desconfia que eu va vende-lo. Sou obrigada a concordar com essa carta mesmo sem ter certeza se vou ou nao vende-lo nos proximos meses? Pois a imobiliaria me ameaça de embargo caso eu venha vende-lo futuramente. Desde ja agradeço

  216. susana disse:

    coloquei um imóvel para alugar pela imobiliaria com as contas de luz e agua em dia.agora o inquilino entregou a chave com debitos e até o aluguel sem paga já faz dois mêses e a imobiliaria nada fez o que devo fazer

  217. cosme alves da silva disse:

    olá, tenho minhas duvidas e por tanto preciso muito de sua ajuda, aluguei uma loja a menos de um ano por uma imobiliaria constanto que o dono e um “fulano”, so que agora o imovel foi vendido por outra imobiliaria e o outro “fulano” que agora e dono nao fez contrato nenhum comigo ate agora, oque devo fazer? pois acredito que o antigo proprietario teria que me avisar junto a imobiliaria que era na epoca responsavel pelo imovel e fazer um destrato, e assim entao o novo dono fazendo um novo contrato com essa nova imobiliaria comigo? aguardo resposta pois estou aflito com essa historia.

  218. MARIA TEREZA disse:

    OLÁ TENHO UMA DUVIDA SOU LOCADORA ESTÁ EM IMOBILIARIA ELA ESTÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR NÃO ME MANDA OS RELATORIOS NÃO MUDA O NOME DE CONTA DE AGUA Q ESTÁ NO MEU NOME ETC… OS CONTRATOS AINDA NÃO VENCERAM POSSO NESTE MOMENTO MUDAR DE IMOB…AGORA OU TENHO Q ESPERAR TERMINAR OS CONTRATOS

  219. cosme alves da silva disse:

    olá, tenho minhas duvidas e por tanto preciso muito de sua ajuda, aluguei uma loja a menos de um ano por uma imobiliaria constanto que o dono e um “fulano”, so que agora o imovel foi vendido por outra imobiliaria e o outro “fulano” que agora e dono nao fez contrato nenhum comigo ate agora, oque devo fazer? pois acredito que o antigo proprietario teria que me avisar junto a imobiliaria que era na epoca responsavel pelo imovel e fazer um destrato, e assim entao o novo dono fazendo um novo contrato com essa nova imobiliaria comigo? aguardo resposta pois estou aflito com essa historia.

  220. Ricardo disse:

    Boa tarde, Dr. José.
    Gostaria de saber quanto a responsabilidade da imobiliária no caso de furto da residência objeto da locação. Esta semana invadiram minha residência que não estava locada, mas sob administração da imobiliária, e ela somente me informou que a casa havia sido invadida e de lá subtraíram vários objetos. Qual seria a responsabilidade da imobiliária nesse caso?

    Agradeço.

  221. Danielle disse:

    Bom dia Doutor,

    Gostaria de tirar uma dúvida.

    Possuo um imóvel e aluguei ele por um intermédio de uma imobiliária, em contrapartida, aluguei uma casa desta mesma imobiliária.

    Estou pagando um valor exorbitante pelo aluguel e recebendo um valor baixíssimo de aluguel do inquilino.

    Fui a imobiliária e eles disseram que só posso retomar o imóvel em 2016.
    Estou disposta a sair da casa e a pagar a multa, mas preciso retornar ao meu apartamento.

    Gostaria de saber se há algum acordo ou alguma coisa que eu possa fazer para retornar ao meu apartamento, pois não tenho condição alguma de receber pouco e pagar quase 2 vezes mais.

    O aluguel que tenho que pagar aumenta cada vez mais e o aluguel que recebo é uma mixaria e cada vez vem menos (reformas do condomínio, etc etc)

    aguardo um retorno.

    Att.
    Danielle

  222. ROSELI disse:

    ola..aluguei uma kit net.fiz contrato de 6 meses numa imobiliaria. nessa kit net tem muito rato no forro ja notifiquei a imobiliaria,eles falaram que passaram a questão a proprietaria do imovel,mas ate agora não resolveram meu problema.não consigo dormir a dias pois os ratos fazem muito barulho o que devo fazer?desde ja agradeço.

Comente!

Spam Protection by WP-SpamFree

Free WordPress Theme