|

RESENHA: Liderança em Foco

Isabel F. Furini *

A liderança é uma das chaves para conseguir um bom emprego ou para conseguir cargo de chefia, mas algumas pessoas não se consideram líderes. A liderança será uma característica genética ou produto dos estímulos recebidos nos primeiros anos de vida?

O livro “Liderança em Foco”, ( Editora Papirus Sete Mares,2010, 160 páginas), de Eugenio Mussak e Mario Sergio Cortella, orienta para reconhecer uma liderança legítima, entendendo que a liderança é a capacidade de inspirar, motivar e animar as pessoas.

Nesse livro são analisados os principais fatores motivacionais presentes em uma equipe e também há orientações de como unir as pessoas em prol de uma causa comum. A obra é de fácil leitura por estar estruturada em forma de diálogo. Os autores Mussak e Cortella dialogam sobre diversos assuntos, entre eles, a diferença entre chefia e liderança.

Mario Sergio Cortella é mestre e doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também é professor. Eugenio Mussak exerce atividades como conferencista, consultor e professor na área de liderança, mudanças e aprendizagem.

Empresários, professores, estudantes, executivos encontrarão em “Liderança em Foco” uma abordagem prática. Cada autor tem uma visão diferente, mas as visões são complementares. Para Mussak, a liderança é uma escolha que obriga a assumir responsabilidade. Faz parte das relações humanas, pois se lideram pessoas. Existem alguns procedimentos, condutas e estratégias que facilitam uma boa liderança. Por fim, liderança pode ser considerada uma arte. É isso é inegável. Lembrem que arte une o estudo e o talento. Um bom músico precisa treinar, mas também precisa ser talentoso. O mesmo acontece com um bom líder, além das informações, dos estudos que possa realizar, ele terá um estilo, uma forma pessoal de conduzir os liderados, ou seja, liderança é arte.

Mario Sergio Cortella afirma que ser líder não equivale a ser chefe. Podemos ler sobre grandes líderes como Mahatma Gandhi , Martin Luther King ou Sócrates, nunca foram “chefes”, no sentido próprio da palavra, podem ser considerados “antichefes”, mas que foram líderes que inspiraram por meio do exemplo, admiração e respeito. Já Cortella vê a liderança como “compromisso ético, capacitação, técnica e resultados socialmente relevantes”. Todos podem aprender a ser líderes.

Os grandes líderes se caracterizam por qualidades como coragem, persistência e capacidade de comunicação. O líder-educador é o líder capaz de criar empatia com seus subordinados.

Na obra, os autores apresentam modelos de liderança e exemplos de grandes líderes da humanidade como Henry Ford, pensadores como Voltaire, Freud, Jung, Kant e até líderes contestados, como Mussolini, Hitler, Stalin e Napoleão.

RESENHA: O Vampiro, a Maldição

A editora Ibrasa de São Paulo está lançando o livro O Vampiro, a Maldição, de Paulo Francisco Zemek. Este livro tem como público alvo os jogadores de RPG. O RPG é um jogo de interpretação de papéis, como a própria sigla em inglês (Role Playing Game) quer dizer. Apesar de muitos compararem o RPG com o teatro, aqui o autor irá compará-lo com um livro.Quem nunca leu um livro de aventuras e se emocionou? Ou um livro de investigação e se sentiu no lugar do investigador? E, acima de tudo, quem nunca quis que o personagem principal tomasse ao menos uma atitude diferente? Os jogos de computador mais modernos costumam trazer mais de um final, o que tanto chama a atenção dos jogadores a tentarem modos diferentes de terminá-lo, como demonstram um aspecto mais “real” das atitudes tomadas durante o jogo.

No RPG cada personagem é único e cada jogador, pessoa que interpreta um personagem, decide o que faria se estivesse no lugar dele. No livro O Vampiro, a Maldição (212 páginas) o autor ensina de maneira didática como jogar seguindo o sistema Serpente criado por ele.

Mais informações em Jogos e diversões do site http://www.ibrasa.com.br/* Isabel F. Furini, é escritora, educadora e palestrante, autora de: “O livro do Escritor” e “Oratória Forense” , da editora Instituto Memória, Curitiba. Ministra a Oficina: Como Escrever Livros, no Solar do Rosário.

livros@induscom.com.br

Tags: , ,

Os comentários estão encerrados